Banco Central da Rússia propõe banir uso e mineração de criptomoedas

O movimento é o a mais recente na repressão global às criptomoedas, com governos da Ásia aos EUA temendo que as moedas digitais possam minar seu controle sobre os sistemas financeiros.

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Dado Ruvic/Reuters
Dado Ruvic/Reuters

O banco central propôs impedir as instituições financeiras de realizar quaisquer operações com criptomoedas e esses mecanismos

Acessibilidade


O banco central da Rússia propôs nesta quinta-feira proibir o uso e a mineração de criptomoedas em território russo, citando ameaças à estabilidade financeira, ao bem-estar dos cidadãos e à soberania da política monetária.

O movimento é o a mais recente na repressão global às criptomoedas, com governos da Ásia aos Estados Unidos temendo que as moedas digitais, que são altamente voláteis e operadas de forma privada, possam minar seu controle sobre os sistemas financeiros e monetários.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Em um relatório publicado nesta quinta-feira, o banco central russo disse que a demanda especulativa determina principalmente o rápido crescimento das criptomoedas e que elas carregam características de uma pirâmide financeira, alertando que podem se formar bolhas no mercado que ameaçam a estabilidade financeira e os cidadãos.

O banco central propôs impedir as instituições financeiras de realizar quaisquer operações com criptomoedas e esses mecanismos devem ser desenvolvidos para bloquear transações destinadas a comprar ou vender criptomoedas por fiduciário ou moedas tradicionais. A proibição proposta inclui trocas de criptomoedas.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Segundo o BC russo, a mineração de criptomoedas criou problemas no consumo de energia. O bitcoin e outras criptomoedas são “mineradas” por computadores poderosos que competem contra outros conectados a uma rede global para resolver complexos quebra-cabeças matemáticos. O processo consome eletricidade e muitas vezes é alimentado por combustíveis fósseis.

“A melhor solução é proibir a mineração de criptomoedas na Rússia”, disse o banco.

Compartilhe esta publicação: