Ibovespa fecha em alta com apoio de ações de commodities

Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3 e PETR4), papéis de grande peso no índice, fecharam em altas de 1,90%, 4,13% e 2,96%, respectivamente.

Isabella Velleda
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa fechou hoje (11) em alta de 1,80%, a 103.778 pontos, apesar de dados de inflação mais altos do que o esperado. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,73% em dezembro, acima de expectativas de economistas de uma taxa de 0,65%. O índice acumulou alta de 10,06% em 2021.

“Tudo levava a crer que teríamos mais um dia de perdas”, afirma Alexsandro Nishimura, head de conteúdo e sócio da BRA. “Porém, assim que o pregão abriu, o Ibovespa ganhou tração superior à dos seus pares externos, sustentado pelo avanço das ações ligadas às commodities.”

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3 e PETR4), papéis de grande peso no índice, fecharam em altas de 1,90%, 4,13% e 2,96%, respectivamente, na esteira dos avanços dos preços do minério de ferro e do petróleo no exterior.

Os destaques positivos da sessão também incluem os papéis da Petz (PETZ3), Méliuz (CASH3) e Hapvida (HAPV3), que registraram avanços de 7,64%, 7,32% e 5,96%, respectivamente. Apesar da inflação acima do esperado, a sessão foi positiva para as varejistas como um todo.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Em Wall Street, os índices também encerraram o dia em alta, revertendo a tendência negativa vista mais cedo. O Dow Jones subiu 0,51%, a 36.252 pontos; o S&P 500 avançou 0,92%, a 4,713 pontos; e o Nasdaq cresceu 1,41%, a 15.153 pontos.

Nesta tarde, investidores repercutiram o discurso do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, ao Congresso norte-americano, que não trouxe grandes surpresas. Powell disse
que a rápida recuperação da economia está “dando origem a desequilíbrios e gargalos persistentes de oferta e demanda e, portanto, à inflação elevada”.

“Sabemos que a inflação alta cobra um preço”, acrescentou, prometendo usar todo o conjunto de ferramentas de política monetária do banco central dos EUA para “impedir que a inflação mais alta fique arraigada”.

Seis dos 11 principais setores do S&P 500 subiram, com setores de forte crescimento, como tecnologia e serviços de comunicação, entre os de melhor desempenho.

O dólar fechou em queda de 1,67%, negociado a R$ 5,5792 na venda, marcando a maior baixa percentual diária e o menor patamar de fechamento deste mês. Investidores replicam o movimento global de fraqueza da moeda norte-americana após algum alívio com as perspectivas para a política monetária nos EUA. (Com Reuters)

Compartilhe esta publicação: