FMI diz que aperto do Fed é apropriado, mas aumenta riscos para mercados emergentes

Ritmo mais rápido de normalização pode prejudicar países dependentes de financiamento em dólar

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Yuri Gripas/Reuters
Yuri Gripas/Reuters

Logo do FMI, em Washington

Acessibilidade


O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, está agindo “apropriadamente” ao apertar a política monetária e sinalizar trajetória de juros mais altos no futuro, mas a guinada em sua postura traz riscos para países de mercados emergentes dependentes de financiamento em dólares, disse o porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI) Gerry Rice hoje (17).

Falando em coletiva de imprensa regular do FMI um dia após o Fed aumentar os juros em 0,25 ponto percentual pela primeira vez desde 2018, Rice disse que os países terão maior dificuldade em avaliar os impactos da medida em suas respectivas políticas monetárias, devido a circunstâncias econômicas pós-pandemia amplamente diferentes em cada lugar e aos efeitos da guerra na Ucrânia.

Continuar a fornecer uma orientação futura clara que reaja proporcionalmente às mudanças nos dados ajudará a manter as expectativas de inflação ancoradas, disse Rice.

Mas “esse ritmo mais rápido de normalização do Fed aumenta os riscos enfrentados por outros países dependentes de financiamento em dólar, especialmente em economias emergentes e em desenvolvimento”.

Compartilhe esta publicação: