Ibovespa cai sob peso de bancos e indefinição na Petrobras

Greve de servidores do Banco Central afetou as ações dos principais bancos brasileiros, que registraram recuos de até 2%.

Vitória Fernandes
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa fechou hoje (4) em queda de 0,24%, a 121.279 pontos, sob pressão das quedas das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), que têm peso significativo na carteira teórica do índice brasileiro. No cenário internacional, a possibilidade de uma nova rodada de sanções à Rússia movimentou o mercado.

Nesta tarde, circularam notícias de que o indicado a ocupar o cargo de presidente da gigante de petróleo, Adriano Pires, teria desistido da missão. A informação, que ainda não foi confirmada pela companhia, fez com que as ações perdessem 1,02% e 0,94%, respectivamente.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Os papéis dos bancos também registraram perdas, e sofreram com a greve dos servidores do Banco Central. As ações de Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) recuaram 0,92%, 0,43%, 0,91% e 1,84%. Por causa da paralisação, a autoridade monetária não divulgou o Boletim Focus desta segunda-feira.

Do lado contrário, as ações dos frigoríficos Minerva (BEEF3) e Marfrig (MRFG3) e dos supermercados Pão de Açúcar (PCAR3) e Carrefour (CRFB3) ficaram entre as maiores altas, subindo 3,13%, 2,77%, 1,35% e 3,06%.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O dólar voltou a registrar mínimas hoje, encerrando as negociações cotado a R$ 4,6076, queda de 1,27%. Os investidores estrangeiros continuam otimistas com o cenário de investimentos no Brasil.

No cenário internacional, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse ter se tornado mais difícil para a Ucrânia negociar com a Rússia depois que Kiev tomou conhecimento da escala das supostas atrocidades cometidas pelas forças russas na Ucrânia.

Zelenskiy falou na televisão nacional a partir da cidade de Bucha, na região de Kiev, onde foram encontrados corpos amarrados e com tiros à queima-roupa, uma vala comum e outros sinais de execuções, depois que tropas russas deixaram a região.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden chamou o presidente russo, Vladimir Putin, de criminoso de guerra e pediu a realização de um julgamento por seus crimes. O país pediu à Assembleia Geral da ONU que suspenda a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da organização.

Em Wall Street, os principais índices fecharam em alta. O Dow Jones subiu 0,39% a 34.922 pontos; o S&P 500 valorizou 0,81%, a 4.582 pontos; e o Nasdaq cresceu 1,90% a 14.532 pontos. (Com Reuters).

Compartilhe esta publicação: