Ilha da Madeira adotará bitcoin como moeda oficial

Prospera, região na ilha de Roatán, na costa norte de Honduras, também passará a usar a criptomoeda oficialmente.

Nina Bambysheva
Compartilhe esta publicação:
Imagem/Getty Images
Imagem/Getty Images

El Salvador foi o primeiro território a adotar o bitcoin como moeda

Acessibilidade


A Ilha da Madeira, uma região autônoma de Portugal, e Prospera, na ilha de Roatán, costa norte de Honduras, anunciaram hoje (7) que adotarão o bitcoin como moeda local – eles são os primeiros territórios a fazê-lo depois que El Salvador adotou a criptomoeda como moeda oficial em setembro de 2021.

Os anúncios de hoje foram feitos na mesma conferência na qual o presidente salvadorenho Nayib Bukele fez história em abril do ano passado. Bukele também estava programado para comparecer ao evento no final desta tarde, mas cancelou a visita após seu governo declarar estado de emergência em meio a uma onda de assassinatos ligados a gangues.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Em Prospera, os residentes donos de bitcoins não terão que pagar imposto sobre ganhos de capital e poderão pagar taxas e valores ao governo usando a criptomoeda, disseram Joel Bomgar, presidente da região de Prospera, e Samson Mow, ex-diretor de estratégia da Blockstream, uma empresa de infraestrutura de bitcoin. Mow deixou recentemente a companhia para se dedicar à adoção de bitcoin no território.

A partir de hoje, Prospera também permitirá que outros municípios de Honduras, além de empresas e subdivisões políticas fora dos Estados Unidos, negociem títulos de bitcoin dentro da sua jurisdição, disse Bomgar.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Esta é uma maneira incrível de trazer investimentos estrangeiros diretos para a parte do mundo que mais precisa”, afirmou ele. O lançamento do primeiro título de bitcoin desenvolvido por Mow para El Salvador foi recentemente adiado devido a “condições de mercado desfavoráveis”.

Leia também: Qual é o futuro da mineração de bitcoin?

Bomgar e Mow se juntaram a Miguel Albuquerque, presidente do governo regional da Madeira, em Portugal. Ele anunciou que os residentes da ilha não precisarão pagar imposto de renda sobre a compra e a venda de bitcoins.

Indira Kempis, senadora do México que representa o estado de Nuevo León, pediu ao presidente mexicano que adote o bitcoin como moeda oficial e propôs uma nova legislação monetária, embora não tenho dado mais detalhes sobre o projeto. nenhum detalhe adicional tenha sido fornecido.

Compartilhe esta publicação: