Ações europeias iniciam maio com perdas em meio a preocupações com economia

(Reuters) – As ações europeias fecharam em baixa nesta segunda-feira, em uma sessão marcada por queda acentuada repentina, enquanto dados pessimistas das fábricas chinesas alimentaram preocupações sobre uma forte desaceleração econômica. O índice pan-europeu STOXX.

Compartilhe esta publicação:

(Reuters) – As ações europeias fecharam em baixa nesta segunda-feira, em uma sessão marcada por queda acentuada repentina, enquanto dados pessimistas das fábricas chinesas alimentaram preocupações sobre uma forte desaceleração econômica.

Acessibilidade


O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,46%, a 443,83 pontos, encerrando uma sequência de três dias de ganhos em dia de volume reduzido por feriado bancário no Reino Unido.

O STOXX 600 chegou a cair 3% durante o pregão, e o índice de referência de ações de Estocolmo cedeu 8%, no que corretores disseram ser uma “queda relâmpago” ou uma negociação errada.

Um indicador da volatilidade dos papéis da zona do euro também teve um salto repentino e atingiu seu nível mais alto desde meados de março, a 35,99. Ele caiu a 34,04, enquanto o índice de Estocolmo se recuperou das perdas para recuar 1,6%.

Dados divulgados no fim de semana mostraram que a atividade industrial na China contraiu mais do que o esperado em abril, quando os lockdowns generalizados contra a Covid-19 suspenderam a produção industrial e interromperam as cadeias de suprimentos.

Setores ligados ao país asiático, como automóveis, artigos de luxo, fabricantes de chips e industriais pressionaram o STOXX 600.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Em LONDRES, o índice Financial Times permaneceu fechado.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,13%, a 13.939,07 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,66%, a 6.425,61 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,63%, a 23.857,23 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,73%, a 8.436,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,11%, a 5.864,36 pontos.

(Por Sruthi Shankar e Shreyashi Sanyal)

Compartilhe esta publicação: