Balanços fracos e ansiedade sobre Fed pressionam ações europeias

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,08%

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Charles Platiau/Reuters
Charles Platiau/Reuters

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,08%

Acessibilidade


As ações europeias caíram hoje (4), pressionadas por balanços decepcionantes e nervosismo de investidores antes da decisão de política monetária do banco central dos Estados Unidos, que deve adotar o maior aumento dos juros desde 2000 para domar a inflação. O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,08%, a 441,37 pontos, e a maioria dos índices regionais também foi negociado em território negativo. Os varejistas lideraram as perdas setoriais na Europa, com a britânica de moda online Boohoo cedendo 12,4% depois que a inflação dos custos de frete e logística levou a um declínio de 28% no resultado de seu principal negócio.

A Pandora teve queda de 2,1% depois que a joalheria dinamarquesa indicou incerteza elevada para sua projeção de balanço no ano.

Leia mais: Federal Reserve aumenta juros dos EUA em 0,50 ponto-percentual

No geral, investidores pareciam estar nervosos antes da decisão de política monetária do banco central dos EUA, a ser divulgada às 15h (horário de Brasília). O Fed deve elevar a taxa de juros em 0,50 ponto percentual e anunciar o início da redução de seu balanço patrimonial de 9 trilhões de dólares. “O movimento de alta dos juros do Fed pode estar amplamente precificado, mas os mercados estão claramente nervosos que um Comitê Federal de Mercado Aberto ainda mais ‘hawkish’ (agressivo contra a inflação) possa provocar aumento na volatilidade que pode levar os índices de volta para abaixo das mínimas da semana passada”, disse Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado da plataforma de negociação on-line IG..

Compartilhe esta publicação: