Queda dos índices internacionais empurra Ibovespa para baixo

Ações da Locaweb são destaque positivo com alta de 14%

Vitória Fernandes
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


A aversão ao risco tomou conta das principais Bolsas de Valores do mundo hoje (18). A soma dos novos lockdowns na China, causados pelo aumento de casos do coronavírus, e da perspectiva de aumento das taxas de juros dos Estados Unidos fez o Ibovespa fechar em queda de 2,34%, a 106.247 pontos.

O mercado segue repercutindo a fala de ontem (17) do presidente do Federal Reserve, banco central norte-americano, Jerome Powell, de que o banco elevará a taxa de juros até o máximo que for necessário para matar um aumento na inflação.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Por aqui, o Banco Central diz que espera chegar em breve ao fim de seu atual ciclo de aperto monetário, embora essa expectativa ainda dependa de dados e o ciclo possa ser alongado caso o cenário exija, disse o diretor de política monetária da autarquia, Bruno Serra.

“O andar da crise entre Rússia e Ucrânia será determinante para quando a inflação começará a reagir aos ajustes do Fed. Acredito que enquanto esse conflito continuar, junto com a escassez das commodities, não sentiremos as mudanças”, diz Charo Alves, especialista da Valor Investimentos, sobre a tensão dos mercados.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A Eletrobras (ELET3 e ELET6) também ficou entre os assuntos mais comentados do dia. O TCU (Tribunal de Contas da União) retomou hoje o julgamento que pode dar sequência à privatização da estatal.

Durante a sessão, Vital do Rêgo, ministro revisor do processo de privatização da Eletrobras, disse ver ilegalidades em dividendos que não teriam sido pagos à estatal por sua subsidiária Eletronuclear, o que pode complicar o processo. Os papéis da empresa recuaram 2,25% e 1,08%.

Também no cenário corporativo, as ações da Hapvida (HAPV3) recuperaram parte das perdas vistas no último pregão e ficaram entre as maiores altas do dia, subindo 4,45%. A Locaweb (LWSA3), continuou o movimento de alta de ontem e foi a maior valorização do dia, crescendo 14% no pregão, apesar da forte queda da Nasdaq.

Do lado oposto, as ações de commodities registraram dia negativo na Bolsa, com CSN (CSNA3) aparecendo entre as quedas mais acentuadas da sessão, de 5,82%. A movimentação foi causada pelo recuo de quase 3% na cotação do minério de ferro.

O Banco Inter (BIDI11) encerrou o dia em forte queda de 8,62%, mesmo após divulgar alta de quase 32% no lucro do 1º trimestre de 2022.

Nos Estados Unidos, os balanços de gigantes do varejo como Target e Walmart decepcionaram os analistas do mercado e auxiliaram na forte queda.

Os índices operaram em desvalorização durante todo o pregão. O Dow Jones perdeu 3,56% a 31.493 pontos; o S&P 500 recuou 4,03%, a 3.924 pontos; e o Nasdaq caiu 4,73% a 11.418 pontos.

O dólar voltou a subir 0,78% nas negociações de hoje, acompanhando o cenário tenso em torno da inflação. A moeda fechou cotada a R$ 4,9806. (Com Reuters)

Compartilhe esta publicação: