Governo central tem superávit de R$28,6 bilhões em abril e quase zera rombo em 12 meses

Compartilhe esta publicação:

 

Acessibilidade


Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) – O governo central registrou um superávit primário de 28,553 bilhões de reais em abril, divulgou o Tesouro nesta terça-feira, levando o rombo em 12 meses a patamar próximo de zero.

O dado veio melhor que a projeção do mercado, de superávit de 26,4 bilhões de reais no mês, segundo pesquisa Reuters com analistas.

O resultado levou o déficit primário em 12 meses a 4,6 bilhões de reais, equivalente a 0,06% do Produto Interno Bruto (PIB).

Já no acumulado de janeiro a abril, o saldo nas contas públicas foi positivo em 79,263 bilhões de reais, contra um superávit de 40,863 bilhões de reais em igual período de 2021.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Os números reúnem as contas de Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social.

A meta fiscal de 2022 é de déficit de 170,5 bilhões de reais, mas o Orçamento deste ano foi aprovado com a previsão de um rombo menor, de 76,2 bilhões de reais.

O resultado de abril foi composto por um superávit de 52,907 bilhões de reais do Tesouro Nacional, além de rombos de 24,290 bilhões de reais nas contas da Previdência e de 64 milhões de reais no Banco Central.

No mês, a receita líquida do governo teve alta real de 5,9%, na comparação com abril de 2021, a 165,614 bilhões de reais.

Por conta da greve de servidores, o resultado do governo central de abril atrasou e não foi apresentado pelo Tesouro como usualmente, antes da divulgação pelo Banco Central dos dados do setor público consolidado, que inclui Estados, municípios e estatais. Também não haverá coletiva de imprensa para comentar os dados.

Conforme o BC informou há duas semanas, o setor público registrou um superávit primário de 38,9 bilhões de reais em abril, no melhor resultado para o mês da série histórica iniciada em 2002.

Compartilhe esta publicação: