Solid Power quer enviar primeiras amostras de bateria de estado sólido para BMW, Ford neste ano

Compartilhe esta publicação:

 

Acessibilidade


Por Paul Lienert

DETROIT (Reuters) – A Solid Power, desenvolvedora de baterias em estado sólido para veículos elétricos, pretende começar até o final do ano a entrega de células pré-produção para testes à BMW e Ford, disse a empresa nesta segunda-feira.

Doug Campbell, presidente-executivo e cofundador da Solid Power, afirmou em entrevista que a companhia montou uma linha de produção piloto para fornecer amostras de avaliação às montadoras, enquanto procura um parceiro para iniciar a fabricação das células em 2026.

Um parceiro em potencial, disse ele, é a sul-coreana SK Innovation, que está construindo fábricas de baterias através da joint-venture com a Ford nos estados norte-americanos do Tennessee e Kentucky.

Como a maioria dessas empresas, a célula de bateria da Solid Power possui um eletrólito em estado sólido à base de sulfeto, o meio através do qual os íons de lítio fluem entre os eletrodos positivos e negativos durante o carregamento e descarregamento.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

As células de bateria com eletrólitos de estado sólido têm um risco significativamente menor de pegar fogo por curtos internos do que aquelas com eletrólitos líquidos.

Além disso, Campbell disse que as células da Solid Power, que atualmente usam ânodos ricos em silício e cátodos de níquel-cobalto-manganês, têm o potencial de reter mais energia – propiciando aos veículos rodar mais quilômetros – e custam menos do que as baterias convencionais de íons de lítio.

Campbell disse que a Solid Power tem capacidade de produção piloto suficiente para fornecer protótipos de células de bateria para outros fabricantes de veículos, mas não deu detalhes específicos.

A empresa, que abriu capital por meio de uma fusão reversa em 2021, atraiu investimentos iniciais de Hyundai e Samsung, além de Ford e BMW.

Campbell reconhece a intensa competição no desenvolvimento de baterias de estado sólido entre grupos como Toyota, Panasonic, Samsung, LG Energy Solution, Hyundai e CATL. “Estamos em um espaço entre bastante competidores muito proeminentes e confiáveis”, disse ele.

A Solid Power também projetou suas células de estado sólido para serem compatíveis com os atuais processos de fabricação de íons de lítio.

(Por Paul Lienert)

Compartilhe esta publicação: