Temores sobre crescimento pesam nas ações europeias; setor de varejo cai

Compartilhe esta publicação:

 

Acessibilidade


Por Susan Mathew e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) – As ações europeias caíram nesta terça-feira, com os investidores preocupados com o impacto no crescimento econômico do aperto agressivo da política monetária dos principais bancos centrais conforme eles tentam domar a inflação crescente, enquanto papéis de varejo cederam após um aviso sombrio da varejista norte-americana Target.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,28%, a 442,88 pontos, com o índice de ações de varejo perdendo 0,9% depois que a Target reduziu sua previsão de margem trimestral pela segunda vez em menos de um mês.

“Os papéis de varejo sofreram um golpe forte desde o início do ano e não posso imaginar que haverá algum descanso para eles no futuro próximo”, disse Danni Hewson, analista financeira da AJ Bell.

“É por isso que estamos vendo tantas fusões e aquisições no momento.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O banco central da Austrália elevou as taxas de juros na dose mais intensa em 22 anos e sinalizou mais aperto monetário à frente para combater a alta dos preços. Isso ocorre enquanto investidores aguardam uma reunião do Banco Central Europeu (BCE) e dados de inflação dos Estados Unidos nesta semana.

O BCE sinalizou que pode fazer ajustes nos juros a partir do próximo mês, e investidores estão esperando para ver se a inflação recorde de maio levará a uma mudança de postura monetária na reunião de quinta-feira.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,12%, a 7.598,93 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,66%, a 14.556,62 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,74%, a 6.500,35 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,81%, a 24.366,19 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,06%, a 8.841,60 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,21%, a 6.349,21 pontos.

Compartilhe esta publicação: