Temos que aumentar os juros em 0,5 p.p. em setembro, diz autoridade do BCE

O BCE indicou um aumento de 0,25 ponto dos juros em julho e disse que um aumento maior pode ser necessário em setembro

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Ralph Orlowski/Reuters
Ralph Orlowski/Reuters

Sede do BCE em Frankfurt

Acessibilidade


O Banco Central Europeu precisa acelerar o ritmo do aperto monetária para 0,50 ponto percentual em setembro, após um aumento inicial de 0,25 ponto em julho, disse hoje (13) o membro do Conselho do governo eslovaco, Peter Kazimir.

“O verão (no Hemisfério Norte) não é o fim de nada, apenas o começo”, disse Kazimir em comentários enviados por e-mail. “No outono, concretamente em setembro, continuaremos com o aumento dos juros e aqui vejo claramente a necessidade de acelerar o ritmo e entregar um aumento de 0,50 ponto”, disse ele.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

O BCE indicou um aumento de 0,25 ponto dos juros em julho e disse que um aumento maior pode ser necessário em setembro, pois as pressões inflacionárias estavam aumentando e se ampliando, elevando o risco de que o crescimento dos preços se torne arraigado.

“Do meu ponto de vista, é mais razoável agir preventivamente do que coçar a cabeça depois”, disse Kazimir, presidente do banco central eslovaco

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Os dados recebidos apenas me asseguram que não há motivo para hesitar. Taxa de juros negativa devem ser o passado em setembro.”

O BCE agora estima a inflação em 6,8% este ano, mais do triplo de sua meta, e o crescimento dos preços pode se manter acima de 2% até 2024, aumentando o risco de que as empresas e as famílias percam a confiança no compromisso do banco com a estabilidade de preços.

Kazimir disse que a inflação permanecerá alta por algum tempo, inclusive em dois dígitos na Eslováquia no próximo ano.

Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022

Compartilhe esta publicação: