Wall Street recua com dados industriais fortes alimentando temores sobre aumento agressivo dos juros

Compartilhe esta publicação:

 

Acessibilidade


Por Devik Jain e Anisha Sircar

(Reuters) – As ações dos Estados Unidos caíam em meio a negociações voláteis nesta quarta-feira, após dados mostrando força na atividade manufatureira norte-americana levantarem preocupações sobre aumentos agressivos dos juros pelo Federal Reserve, o que elevava os rendimentos dos Treasuries.

Dez dos 11 principais setores do S&P 500 recuavam nas negociações da manhã, com os papéis financeiros e imobiliários liderando as perdas. As ações de energia subiam 1,1% em meio à alta dos preços do petróleo.

A atividade manufatureira dos Estados Unidos se recuperou em maio, com a demanda por bens ainda forte, o que pode diminuir temores de uma recessão iminente na maior economia do mundo, embora uma medida do emprego nas fábricas tenha mostrado contração pela primeira vez em quase um ano.

Na esteira dos dados, o rendimento do título norte-americano de dez anos subiu para 2,93%, pico em duas semanas.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Enquanto isso, como parte de seu plano de combate à inflação, o banco central dos EUA começa nesta quarta-feira a cortar seu balanço de 9 trilhões de dólares, que cresceu durante a pandemia de Covid-19 conforme o Federal Reserve tentava apoiar a economia.

“Acreditamos que as taxas de juros continuarão subindo, portanto, assumindo a reversão do QE (afrouxamento quantitativo), esperamos queda dos ativos de risco e, no geral, uma reversão de mais de uma década de medidas de acomodação”, disse Paul Kim, presidente-executivo da Simplify ETFs.

A incerteza sobre a trajetória de política monetária do banco central dos EUA, a guerra na Ucrânia, problemas prolongados na cadeia de suprimentos devido a lockdowns da Covid-19 na China e rendimentos mais altos dos Treasuries têm abalado os mercados de ações, com o índice S&P 500 caindo 13,3% no acumulado do ano.

Às 12:18 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,75%, a 4.101,18 pontos, enquanto o Dow Jones caía 0,82%, a 32.720,32 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,36%, a 12.037,97 pontos.

Compartilhe esta publicação: