Zona do euro evitará recessão e crescimento vai acelerar no 3º tri, aponta pesquisa do BCE

A expectativa é de que a economia cresça 0,1% no 2º trimestre, acelerando para 0,4% tanto no 3º como no 4º

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Kai Pfaffenbach/Reuters
Kai Pfaffenbach/Reuters

Zona do euro evitará uma recessão em 2022

Acessibilidade


A zona do euro evitará uma recessão este ano e o crescimento vai acelerar visivelmente depois de chegar ao ponto mais baixo no segundo trimestre, mostrou uma pesquisa do Banco Central Europeu hoje (13).

O bloco monetário de 19 países foi atingido pelas consequências da invasão russa da Ucrânia, que minou a confiança, o investimento e o poder de compra das famílias através de preços de combustível e alimentos muito mais altos.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A expectativa agora é de que a economia cresça 0,1% no segundo trimestre, acelerando para 0,4% tanto no terceiro como no quarto trimestres, mostrou a Pesquisa de Analistas Monetários do BCE.

A pesquisa, uma importante fonte das deliberações do BCE, também prevê que o BCE aumentará a taxa de depósito em um total de 0,75 ponto percentual este ano e 1,50 ponto até o final do próximo ano, com a taxa atingindo um pico de 1,25% em meados de 2024.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A pesquisa, apresentada aos formuladores de pesquisa monetária na reunião do BCE da semana passada, foi compilada antes de o banco dizer que os juros subiriam 0,25 pontos em julho e possivelmente por uma margem maior em setembro.

O BCE vem tentando combater a inflação, que deve voltar à meta de 2% até o primeiro trimestre de 2024, de acordo com a pesquisa.

Compartilhe esta publicação: