BCE está "atento" à taxa de câmbio após euro atingir paridade com o dólar

O BCE disse que não visa uma taxa de câmbio específica, mas mantém atenção por causa da relação do câmbio com a inflação.

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Foto: Ralph Orlowski/ Reuters
Foto: Ralph Orlowski/ Reuters

Nota de 50 euros. 

Acessibilidade


O Banco Central Europeu (BCE) está observando a taxa de câmbio do euro por causa de seu impacto na inflação, mas não tem como meta um nível específico, disse um porta-voz do BCE nesta quarta-feira (13), um dia depois de a moeda única atingir a paridade em relação ao dólar.

“O BCE não visa uma taxa de câmbio específica”, afirmou o porta-voz em um comunicado por e-mail. “No entanto, estamos sempre atentos ao impacto da taxa de câmbio na inflação, em linha com nosso mandato de estabilidade de preços.”

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Essa foi uma repetição de um posicionamento de longa data do BCE.

Na manhã de hoje, o euro caiu abaixo da paridade em relação ao dólar pela primeira vez em duas décadas, após os dados de inflação ao consumidor dos EUA chegarem ao maior valor desde 1981, de 9,1% no acumulado de 12 meses.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O euro chegou a ser negociado a US$ 0,998, queda de 0,4% no dia, nível mais baixo desde dezembro de 2002.

Com a expectativa de um Federal Reserve (banco central dos EUA) mais agressivo e a crescente preocupação com o aumento dos riscos de recessão na zona do euro, a moeda do bloco continua pressionada.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: