Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / NBA inaugura maior espaço de experiências no mundo em Gramado

NBA inaugura maior espaço de experiências no mundo em Gramado

O NBA Park possui quatro mil metros quadrados, com capacidade para até 3 mil pessoas usufruírem do espaço ao mesmo tempo

Monique Lima
19/04/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação/NBA Park
Divulgação/NBA Park

Novo espaço dedicado à NBA no Brasil

A NBA (National Basketball Association), uma das maiores ligas desportivas dos Estados Unidos, inaugurou nesta quarta-feira (19) seu maior espaço de experiências no mundo, o NBA Park. Localizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, é o primeiro parque da liga. Embora os Estados Unidos sejam o maior mercado da NBA no planeta, o Brasil foi o selecionado para a empreitada.

A razão é o potencial local. O País é o segundo maior mercado internacional da liga, só perde para a China. Segundo Sérgio Parella, vice-presidente de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina, o objetivo é consolidar essa posição do Brasil “É nisso que a empresa vem trabalhando nos últimos anos”, diz ele.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Segundo o Ibope Repucom, em setembro de 2022, 58 milhões de brasileiros se declararam fãs de basquete. É mais de metade dos 110,5 milhões de internautas do país com 18 anos ou mais consultados no levantamento. Há dez anos, os fãs brasileiros do esporte somavam 20 milhões de pessoas.

Arthur Bernardo Neto, diretor do Ibope Repucom, afirma que o basquete hoje está entre os cinco esportes mais populares do país entre os internautas. Esse crescimento pode ser explicado pela atuação da NBA no Brasil nos últimos anos. O objetivo da marca é estar presente na vida dos brasileiros das mais diversas formas.

“A NBA vai muito além do basquete. É estilo de vida, de música, de comportamento, é uma cultura própria”, afirma o Jonas Ortiz, CEO do NBA Park.

O objetivo da liga é disponibilizar cada vez mais essa cultura para os brasileiros. Atualmente, há 23 lojas da NBA e 200 escolas do esporte, as NBA Basketball School, voltadas para alunos entre 6 e 18 anos.

Nenhum desses produtos são para entretenimento e experiências de engajamento e disseminação da cultura. Para isso, anualmente a marca promove a NBA House, uma exposição completa em São Paulo, com duração aproximada de um mês. Em 2023, o evento está agendado para junho e a expectativa é receber 44 mil visitantes. A NBA House era a maior ativação da marca com os fãs até o ano passado. Segundo Parella, a única deficiência do evento é ele ser temporário e não permitir um contato próximo com o fã o ano inteiro. O executivo diz que o NBA Park deverá suprir esse vácuo a partir de agora.

NBA Park

O NBA Park possui quatro mil metros quadrados, com capacidade para até 3 mil pessoas usufruírem do espaço ao mesmo tempo. São 15 atividades – restaurante, café e lojas – distribuídos em cinco andares, em meio a espaços instagramáveis e interativos.

Há uma arena central para jogar basquete, circuitos para testar as habilidades dos visitantes, interações de realidade aumentada, simulação como juízes, museu com 25 objetos autografados de ídolos do esporte como Michael Jordan e LeBron James, entre outras atrações.

Parella e Ortiz não revelam o valor do investimento. “Não foi barato”, disseram, em tom de brincadeira. A expectativa deles é receber entre 250 mil e 300 mil pessoas ao ano. Considerando entradas entre R$ 124,50 e R$ 249, somente a receita com ingressos pode chegar a R$ 60 milhões.

Entretanto, o maior potencial de receita não está nos ingressos, mas nas vendas do restaurante e da loja. O restaurante, por exemplo, possui mais de cem itens no cardápio, entre entradas, pratos, lanches, sobremesas e bebidas temáticas com os nomes da franquia. A capacidade é para 150 pessoas simultaneamente.

Já a loja é a terceira maior da NBA no Brasil, com 400 metros quadrados e mais de 6 mil itens licenciados à venda. Ortiz afirma que para o futuro também há projetos para eventos exclusivos.

Uma das apostas da liga para o parque também está na sua localização. Gramado é uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil. Com cerca de 35 mil habitantes, mais de 80% da arrecadação da cidade é do turismo. São mais de seis milhões de visitantes anuais.

Ortiz afirma que Gramado é conhecida por muitas atrações, como parques temáticos e museus. A cidade abriga o Parque da Mônica, o Parque Terra Mágica, o Snowland, o Mundo a Vapor, entre outros. Recentemente a NASA também inaugurou o seu parque na região, o Space Adventure.

Parella e Ortiz dizem acreditar que o público potencial é amplo. Embora o maior volume de turistas sejam brasileiros, vizinhos da América Latina também são potenciais. Um levantamento de perfil realizado pela prefeitura da cidade mostrou que, em 2022, apenas 2% dos turistas eram estrangeiros vindos do Uruguai, Paraguai e Argentina.

Segundo Parella, não há previsão de criação de outros NBA Park no Brasil ou fora, mas a possibilidade existe e “agora já temos uma referência, o que não existia para esse”.

Confira os detalhes do NBA Park

  • Divulgação/NBA Park
  • Divulgação/NBA Park
  • Divulgação/NBA Park
  • Divulgação/NBA Park
  • Anúncio publicitário
  • Divulgação/NBA Park
  • Divulgação/NBA Park
  • Divulgação/NBA Park
  • Divulgação/NBA Park
  • Divulgação/NBA Park
  • Divulgação/NBA Park
    Divulgação/NBA Park
    Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

    Tópicos

    • empresas
    • esportes
    • gramado
    • NBA
    • NBA Park

    As mais lidas agora

    • Conclave para a escolha do novo papa
      Forbes Agro

      Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Forbes Agro

      Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

    • Forbes Money

      Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

    Últimas Notícias

    • acordo

      Ibovespa Renova Recorde Histórico e Fecha Perto dos 139 Mil Pontos

    • Pepe Mujica

      Morre José Alberto Mujica (1935-2025), Ex-presidente do Uruguai

    • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

      Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

    • Magda Chambriard

      Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

    • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

    • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

      Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.