Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Carrefour bloqueia Pepsico na Europa por ora, mas isso fará alguma diferença?

Carrefour bloqueia Pepsico na Europa por ora, mas isso fará alguma diferença?

A decisão do Carrefour ocorreu pouco mais de uma semana antes de os supermercados franceses fixarem os preços com os fornecedores para o ano todo

Reuters
05/01/2024 Atualizado há 1 ano

Acessibilidade

Getty Images

O Carrefour anunciou na véspera que não vai adquirir produtos da Pepsico em quatro países europeus por causa de altas excessivas de preços, mas a tática de negociação pode ter pouco impacto, dado o tamanho de algumas marcas globais, segundo especialistas do setor.

A estratégia de retirar produtos das prateleiras é uma tática que os varejistas empregam há anos na disputa de preços com os fornecedores, mas a crise do custo de vida provocou mais disputas, como uma entre a varejista alemã Edeka e a norte-americana Procter & Gamble no ano passado.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Os supermercados, que estão operando com margens muito pequenas, dizem que estão tentando manter seus preços em sintonia com os dos rivais e, ao mesmo tempo, evitar que os consumidores se deparem com grandes aumentos de preços de marcas populares. Enquanto isso, as principais marcas de alimentos e de consumo aumentaram os preços nos últimos anos alegando necessidade de cobrirem custos mais altos, o que também aumentou suas margens de lucro.

A decisão do Carrefour ocorreu pouco mais de uma semana antes de os supermercados franceses fixarem os preços com os fornecedores para o ano todo. A briga reacendeu o debate sobre se os supermercadistas podem realmente se dar ao luxo de abandonarem produtos populares sem perder vendas para rivais.

“No curto prazo, isso causa um pequeno impacto na lucratividade tanto do varejista (perda de vendas) quanto da marca, mas, no final, isso é principalmente ruído”, disse Bruno Monteyne, analista da Bernstein.

“Os varejistas acreditam que isso melhora sua imagem e sua marca junto aos consumidores, mas duvido que haja qualquer evidência que comprove isso.”

No passado, os varejistas abandonaram marcas apenas para trazê-las de volta semanas ou meses depois e aceitarem aumentos de preços.

A Procter & Gamble, fabricante do detergente Tide, disse à Reuters em novembro que os compradores alemães ainda podem encontrar suas marcas nas prateleiras da Edeka.

O grupo de supermercados britânico Tesco aumentou os preços de 11 produtos Colgate em março passado em uma média de 28%, de acordo com a revista do setor The Grocer, para evitar a repetição de uma disputa de preços de 2022 com a companhia. Naquele ano, a Tesco também brigou com a Kraft Heinz por algumas semanas. A Tesco não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

“Na maioria das vezes, isso (a retirada de produtos) é temporário e não causa um impacto significativo nas vendas do grupo de empresas geograficamente bem diversificadas”, disse Tineke Frikkee, gerente de portfólio da Waverton Investment Management, que investe na Unilever e na Reckitt Benckiser.

“O único varejista em que isso pode ser significativo seria se a disputa fosse com o Walmart, pois, sendo a maior rede de varejo dos EUA, isso afetaria as vendas. Para a Pepsi, é improvável que ter ser produtos fora do Carrefour na França prejudique os lucros do grupo e, para a Heinz, não detectamos a disputa com a Tesco em suas finanças.”

A Campbell Soup alertou em 2017 que estava tendo problemas para chegar a um acordo sobre uma estratégia promocional com o Walmart e suas vendas de sopa enlatada caíram 9% no trimestre encerrado em outubro de 2017.

Contribuição da França para as marcas globais

A França representou apenas 1% das vendas da Pepsico em 2022, segundo os dados da Nielsen, cerca de 4% das vendas da Nestlé e aproximadamente 4% das da Unilever.

Na quinta-feira, o Carrefour disse que estava informando aos clientes de quatro países europeus que não venderá mais produtos como Pepsi, batatas fritas Lay’s e 7up porque eles se tornaram muito caros.

As margens de lucro das empresas de bens de consumo, como Nestlé e Unilever, têm oscilado entre 16% e 18% nos últimos anos, enquanto as margens de muitos supermercados não passam de 5%.

No ano passado, o governo francês, juntamente com vários varejistas, inclusive o Carrefour, denunciou empresas como Nestlé, Lindt, Henkel e Unilever por aumentos acentuados de preços antes das negociações contratuais.

Nesta sexta-feira, o presidente da maior rede de supermercados da França, E. Leclerc, também pediu que todas as grandes empresas de bens de consumo reduzam seus preços.

A Pepsico não respondeu a um pedido de comentário. Henkel e Unilever não se manifestaram.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano
    Geral

    Fumaça Branca: Novo Papa É Escolhido

  • Foto do papa Leão XVI com oficiais peruanos
    Forbes Tech

    Papa Influenciador? Perfil de Leão XIV Recebe Milhares de Seguidores e Verificação no X

Últimas Notícias

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: o Impacto da Queda dos Preços do Petróleo

  • Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

  • Jessica Chou

    Airbnb Expande Serviços e Entra na Disputa pelo Mercado de Turismo Integrado

  • ThiagoNori/GettyImages

    Mercado Errou Ao Projetar Selic na Casa dos 15,75%?

  • Argentino Fatura US$ 15 Milhões em um Mercado de Nicho Que Vai Além dos Celíacos

  • Juliana Azevedo

    Aprenda a Falar Como um CEO

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.