Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Black Friday: Apesar de Crescimento nas Vendas, Data é de Tensão para o Varejo

Black Friday: Apesar de Crescimento nas Vendas, Data é de Tensão para o Varejo

Com descontos mais seletivos e investimentos cuidadosos em logística e publicidade, as varejistas podem manter a rentabilidade

Vinícius Novais
28/11/2024 Atualizado há 6 meses
Getty Images
Roupas e TVs serão os destaques da Black Friday

Acessibilidade

A Black Friday é um momento tenso para o varejo brasileiro. As vendas crescem muito, a logística e o atendimento são mais tensionados e, além disso, mesmo com grandes descontos, a operação tem que dar lucro. Pelo menos esse é o objetivo do varejo atual, que já convive com os desafios da alta dos juros e a compressão do consumo familiar de itens não essenciais. 

Jorge Gonçalves, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), explica que, mesmo que o varejo sempre tenha se preocupado com a lucratividade da operação, muitas vezes isso foi sacrificado em prol do volume de vendas, um ponto de mudança do mercado.  

Leia também

  • Canva Images
    Forbes Money

    Me Arrependi das Compras na Black Friday, o Que Fazer?

  • black friday
    Forbes Money

    Vendas do Varejo Online Sobem 5,4% nas Primeiras Horas da Black Friday no Brasil

  • REUTERS/Rachel Wisniewski
    Forbes Money

    Por Que a Geração Z Será Vital para o Varejo na Black Friday?

  • Prakhar Khanna
    Forbes Tech

    Veja Quais São os iPhones Mais Vendidos e Procurados na Black Friday Brasileira

  • Canva Images
    Escolhas do editor

    Como se Proteger dos Golpes Mais Perigosos da Black Friday

  • Canva Images
    Forbes Money

    Varejo Espera Alta de 9% nas Vendas da Black Friday em 2024

Segundo Gonçalves, o varejista está mais analítico na hora de decidir quais os produtos terão os maiores descontos. “Antes poderia ter 70% em 50 produtos, hoje talvez tenha em 10”. Assim, a operação não deixa de ser lucrativa, mesmo com os descontos.

Quando o assunto é Black Friday, o Magazine Luiza segue o mesmo raciocínio. A gigante do varejo brasileiro argumentou que mantém o conceito de 2023, quando a empresa teve sua Black Friday mais rentável, com a margem bruta em 30%. A companhia propõe ser racional com os descontos, mantendo a rentabilidade e o lucro da operação na data.

Otimista com os resultados do evento esse ano, Gonçalves defende que o cenário econômico é animador para o varejo, mesmo com inflação acima da meta e juros em trajetória de alta, o que, em tese, compromete o consumo. “Estamos em pleno emprego, a renda média da população cresceu e não temos notícia de uma restrição muito forte ao crédito. A inflação está acima da meta, mas é uma inflação que, se a gente olhar para os padrões muito antigos, até que é razoável”, relata.

As estratégias para uma Black Friday rentável

Gonçalves explica que o grande trunfo do varejo está na negociação com o fornecedor. Quem tiver a melhor estratégia de negociação sai com os melhores preços sem prejudicar a margem. Ele relata que as negociações já começam muito antes da Black Friday e também incluem questões logísticas, já que o desafio fica maior e ainda existem acontecimentos climáticos que atrapalham o cronograma, como as secas dos rios no norte do país. 

Outro fator é a confiança no varejista. Certos produtos estarão disponíveis em diversas plataformas, mas é a relação do consumidor com o vendedor é o que desempata o jogo e faz a diferença. “Você vê preço, mas se conhece você também sabe que vai receber e tem um bom trabalho de devolução, se for necessário. Tudo isso influência muito hoje em dia. A régua no varejo subiu”, explica Gonçalves.

Obedecendo à régua mais alta, a Amazon disse que contratará mais 6,5 mil funcionários para a Black Friday. A ideia é que a experiência do consumidor seja a de comprar e receber o mais rápido possível. Porém, isso pode causar uma redução líquido do resultado do evento nos resultado.

André Motta, especialista em investimentos na Valor Investimentos, explica que realmente se vê um aumento de receitas na época da Black Friday. E ainda que a margem bruta saia inabalada, os elevados gastos com logística e marketing podem ser os pontos que impedirão o lucro no evento. Esse é justamente um dos pontos de atenção com a Amazon.

O que se espera da Black Firday em 2024

Segundo levantamento da Cuponomia, plataforma especializada em cupons de desconto e cashback no e-comerce, 93% dos entrevistados planejam realizar compras neste ano durante a Black Friday, um salto em relação aos 69% registrados em 2023. A consolidação dos smartphones como principal canal de consumo, com 73%, ante 14,6% dos que irão às lojas físicas, reforçam o protagonismo do mobile nas estratégias de venda.

Além do aumento na adesão ao evento varejista, destaca-se a expansão do evento para além da sexta-feira oficial, com 47% dos consumidores optando por aproveitar promoções ao longo de novembro, apelidado de Black November. Eletrodomésticos lideram as intenções de compra, seguidos por moda e informática, mostrando uma busca equilibrada entre tecnologia e produtos essenciais. 

A expectativa por descontos robustos, com muitos esperando reduções acima de 40%, sublinha a relevância da data para o planejamento financeiro do consumidor, que adianta as compras de natal.

Neste semestre, as vendas do varejo já vêm crescendo, empurradas pelo pleno emprego e aumento da capacidade de compra do cidadão. O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), ajustado pelo IPCA, mostra alta de 2,1% em novembro e 1,5% em dezembro de 2024 e 0,3% em janeiro de 2025. Em outubro, a variação teve alta de 0,8% em relação ao mesmo mês de 2023.

Mesmo assim, o aumento da taxa Selic pode segurar o consumo do varejo, especialmente nesta Black Friday, já que, segundo a pesquisa da Cuponomia, a maioria dos consumidores devem fazer compras a prazo: 75,9% pretendem usar o cartão de crédito no evento, enquanto pagamentos com PIX e cartão de débito ficam em 20,5%.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico no Japão

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Escolhas do editor

    Como Resorts de Luxo na Suíça Estão Transformando Viajantes em Investidores Imobiliários

  • Escolhas do editor

    O Que os Super Ricos Comem nos Lounges de Luxo nos Aeroportos

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

 

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • Amazon
  • Black Friday
  • empresa de varejo
  • empresas
  • Magazine Luiza

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano
    Geral

    Fumaça Branca: Novo Papa É Escolhido

  • Foto do papa Leão XVI com oficiais peruanos
    Forbes Tech

    Papa Influenciador? Perfil de Leão XIV Recebe Milhares de Seguidores e Verificação no X

Últimas Notícias

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: o Impacto da Queda dos Preços do Petróleo

  • Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

  • Jessica Chou

    Airbnb Expande Serviços e Entra na Disputa pelo Mercado de Turismo Integrado

  • ThiagoNori/GettyImages

    Mercado Errou Ao Projetar Selic na Casa dos 15,75%?

  • Argentino Fatura US$ 15 Milhões em um Mercado de Nicho Que Vai Além dos Celíacos

  • Juliana Azevedo

    Aprenda a Falar Como um CEO

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.