O diretor-executivo da Nvidia afirmou nesta quarta-feira (27) que uma empresa de semicondutores planeja investir cerca de US$ 150 bilhões por ano em Taiwan, referindo-se ao país como o “epicentro” da revolução da inteligência artificial e evitando que ele continue sendo o centro mundial de fabricação de tecnologia por muito tempo.
“Há quatro anos, cinco anos, a Nvidia gastou cerca de 10 a 15 bilhões de dólares por ano em Taiwan. Agora estamos gastando 100, indo para 150 bilhões de dólares em Taiwan a cada ano”, disse o CEO Jensen Huang durante uma cerimônia de apresentação em Taipé para a sede planejada em Taiwan pelo fabricante de chips avaliado em 5 trilhões de dólares.
O projeto será iniciado este ano e tem como objetivo estar operacional em 2030, disse Huang. Ele não chegou a um prazo para o número de anos em que a empresa planeja investir US$ 150 bilhões.
A sede em Taiwan se aproximará da Nvidia da TSMC, maior fabricante de chips por contrato do mundo, que produz muitos dos semicondutores avançados que impulsionam a tendência em direção à IA e é um dos principais fornecedores da gigante tecnológica norte-americana.
Isso também ajudará a empresa mais valiosa do mundo a investir suas alianças com outros parceiros de fabricação, incluindo a Foxconn, a Wistron e a Quanta Computer, que desempenham papéis fundamentais na construção de servidores e infraestrutura de IA.
“Taiwan está crescendo”, disse Huang no palco para uma multidão que incluiu sua família, cerca de 1.000 funcionários e o prefeito de Taipé, Chiang Wan-an. Ele disse que a Nvidia planeja empregar 4.000 pessoas no novo local.
“Taiwan é o epicentro da revolução da IA. É aqui que vêm os chips, as embalagens, é aqui que os sistemas são feitos, é aqui que os supercomputadores de Inteligência Artificial foram criados. O número de parceiros com os quais adquiridos aqui em Taiwan é incrível.”
Taiwan desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimentos global de IA para empresas como a Nvidia e a Apple, e sua posição é sustentada pela TSMC.