A expectativa para a inflação neste ano caiu pela quarta semana seguida. O dado é da pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. Já as projeções para 2027 e 2028 aumentaram.
O levantamento capta a percepção do mercado para os principais indicadores econômicos. A expectativa para a alta do IPCA em 2026 caiu a 5,12%, ante 5,15% na semana anterior.
O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%. A margem de tolerância é sempre de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
As projeções para a inflação no próximo ano e em 2028, no entanto, subiram 0,02 ponto percentual. Foram a 4,22% e 3,80%, respectivamente.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento este ano permaneceu em 1,99%. Já para 2027, a projeção caiu a 1,60%, de 1,65% no levantamento anterior.
A pesquisa semanal, feita com uma centena de economistas, também mostrou que segue firme a expectativa de corte de juros. O mercado espera que o Comitê de Política Monetária do BC reduza a taxa básica em 0,25 ponto percentual na reunião da próxima semana, levando a Selic a 14,00%. A taxa deve terminar o ano nesse patamar. Para 2027, a projeção da Selic foi mantida em 12,0%.