1. Início
  2. /
  3. Forbes Money
  4. /
  5. Preços Ao Produtor no Brasil Interrompem 3 Meses de Queda e Sobem 0,36% em Agosto
Forbes Money

Preços Ao Produtor no Brasil Interrompem 3 Meses de Queda e Sobem 0,36% em Agosto

Avanço foi influenciado pela alta dos alimentos e das indústrias extrativas, enquanto bens de consumo também registraram aumento

1 min

Os preços ao produtor no Brasil subiram 0,36% em agosto, depois de três meses de deflação, diante da pressão de alimentos e das indústrias extrativas, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (30).

O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma alta de 2,53%.

Em julho, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia recuado 0,3%.

Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que 14 tiveram variações positivas em agosto. Alimentos foi o setor industrial de maior destaque na comparação com julho, com impacto de 0,47 ponto percentual no resultado da indústria geral, com alta de 1,99% no mês, maior aumento desde novembro de 2024 (2,18%).

As indústrias extrativas tiveram impacto de 0,18 ponto ao registraram avanço dos preços de 4,33% após três meses consecutivos de deflação.

Entre as grandes categorias econômicas, bens de capital recuaram 0,01%, bens intermediários ficaram estáveis e bens de consumo tiveram alta de 0,96%.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.