1. Início
  2. /
  3. Forbes Money
  4. /
  5. Petrobras (PETR4) Descobre Segundo Reservatório de Petróleo na Bacia da Foz do Amazonas
Forbes Money

Petrobras (PETR4) Descobre Segundo Reservatório de Petróleo na Bacia da Foz do Amazonas

Perfuração no bloco FZA-M-59 revela novos achados e amplia expectativas sobre a capacidade de produção de petróleo na região Norte

3 min

A Petrobras (PETR4) descobriu a presença de dois reservatórios de petróleo em diferentes profundidades no poço exploratório de Morpho, em perfuração na Bacia da Foz do Amazonas, afirmou a presidente da petroleira, Magda Chambriard, nesta sexta-feira.

A companhia iniciou a perfuração de Morpho, no bloco FZA-M-59, em 20 de outubro do ano passado. Desde então, anunciou duas descobertas: uma em meados de agosto e a outra nesta sexta-feira.

“(A segunda descoberta representa um) segundo reservatório. Por óbvio, o de agosto mais raso e o de hoje mais profundo”, disse Magda Chambriard, em coletiva de imprensa para revelar os novos achados.

A executiva ponderou que ainda não é possível dizer se será viável produzir petróleo na região, e que ainda são necessários novos poços exploratórios e análises de informações encontradas. Entretanto, acrescentou: “se confirmando o que vem acontecendo, tudo indica que sim”.

“Todas as etapas até agora estão confirmando as anteriores e esquentando a área. Então, a cada nova notícia dessa, o que traz pra gente é: estamos aumentando o valor destas áreas exploratórias para a Petrobras. Estamos esquentando o Amapá”, afirmou a CEO da Petrobras.

A conclusão de Morpho agora, segundo a executiva, está prevista para até o fim de outubro. Após o fechamento do poço, a Petrobras planeja perfurar outros três poços para delimitar a descoberta e investigar se o ativo poderá produzir petróleo comercialmente, em uma campanha que deve ter início no primeiro trimestre de 2027.

A indústria de petróleo no Brasil acredita que a Bacia da Foz do Amazonas é a de maior potencial para a abertura de uma nova fronteira exploratória. Entretanto, a região contém enormes desafios socioambientais e logísticos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um defensor da abertura da nova fronteira, mesmo após forte resistência de partes do seu próprio governo, além de parcelas da sociedade e ambientalistas.

Questionada se o anúncio poderia estar relacionado com as eleições presidenciais, no próximo domingo (4), Chambriard afirmou que “não estou anunciando por conta da eleição, estou anunciando porque a broca chegou no reservatório”.

A executiva afirmou ainda que, quando uma empresa faz uma descoberta, é obrigada a anunciar. “Não podemos escolher a data da comunicação. Isso é uma exigência regulatória; realizamos a descoberta, obrigatoriamente temos que informar a ANP.”

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.