Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / Empreendedoras faturam R$ 75 milhões com franquia de cabeleireiros

Empreendedoras faturam R$ 75 milhões com franquia de cabeleireiros

Michelle Wadhy e Márcia Queirós fizeram um empréstimo de R$ 30 mil cada para abrir a primeira Fast Escova, rede de salões de beleza que hoje tem mais de 100 unidades no país

Fernanda de Almeida
05/05/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Michelle Wadhy, Márcia Queirós e Ana Teresa, sócias da fast escova
Divulgação/Fast Escova

Michelle Wadhy e Márcia Queirós, fundadoras da Fast Escova, e Ana Teresa Welerson, que era franqueada no Rio de Janeiro e hoje é sócia da empresa

Desde que inauguraram o primeiro salão da Fast Escova, Michelle Wadhy e Márcia Queirós sonhavam com o dia em que abririam a 100ª unidade. Cinco anos depois, a marca já foi superada, e 2023 deve terminar com 200 unidades da rede de franquias, que promete um serviço de salão de beleza ágil, sem horário marcado ou fila de espera e com preço tabelado. “A Fast Escova nasceu de uma dor nossa. Você chega no salão, pergunta o valor e na hora que vai pagar sempre tem uma surpresinha”, diz Márcia. 

Com um empréstimo de R$ 30 mil cada, Michelle e Márcia montaram a primeira loja e construíram a empresa já em um formato de franqueadora, preparando para escalonar o negócio. A decisão do modelo de negócio veio depois de uma pesquisa de mercado com o apoio de uma consultoria, que identificou que havia, sim, uma lacuna no mercado e abraçou a ideia.

O faturamento da Fast Escova saltou de R$ 25,3 milhões em 2021 para R$ 75,3 milhões em 2022. A expectativa para este ano é de R$ 150 milhões. “O conceito do ‘sem hora marcada’ funciona e caiu no gosto das mulheres.”

Leia mais:

  • Como uma playlist do Spotify ajudou esta empresária a levantar US$ 20 milhões
  • “Mulheres são os motores do crescimento econômico”, diz Melinda Gates
  • A personal trainer que virou a principal executiva da Bio Ritmo
Divulgação/Fast Escova
Divulgação/Fast Escova

Amigas desde 2009, Michelle e Márcia começaram a rede de salões de beleza já pensando em expandir o negócio

Em pouco mais de seis meses, as empreendedoras, que se conheceram em 2009 quando trabalhavam na Avon e foram sócias em outro negócio, já tinham nove franquias comercializadas. Elas atribuem esse sucesso à criação de um modelo que cabe na rotina – e no bolso – de muitas mulheres. “A ideia é que ela seja dona do seu tempo”, diz Michelle.

E, também, ao mindset de “dividir para multiplicar”. Foi com isso em mente que chamaram, em julho de 2021, a então franqueada da Fast Escova no Rio de Janeiro Ana Teresa Welerson para ser sócia da empresa. “Vejo muitas empreendedoras se frustrando com os seus sonhos porque querem fazer tudo sozinhas. Mas a gente não faz nada assim, a gente se fortalece quando traz pessoas boas para o nosso lado”, diz Márcia. 

Hoje, as empresárias têm funções bem definidas no negócio: Márcia fica à frente do marketing, financeiro e RH; Michelle, do comercial; e Ana Teresa, que é advogada, fica com o jurídico e toda parte de implantação, padronização das franquias e treinamento dos franqueados. 

Crescimento até no lockdown

Mesmo com todo tipo de comércio fechando as portas, a nova sócia da empresa decidiu abrir uma franquia da Fast Escova no meio da pandemia. “É um modelo que traz as mulheres para perto, tanto a que quer empreender quanto a que quer usar os serviços”, afirma Ana Teresa. Mas ela não foi a única a fazer negócio num momento de incerteza. “A pandemia nos ensinou a ser mais rápidas e também que em meio à crise existem pessoas que investem, como a Ana”, diz Michelle. 

A loja foi a 31ª da rede, em um momento financeiramente delicado para as fundadoras. “Tivemos que exaurir todas as nossas economias para apoiar os franqueados, então zeramos os royalties durante praticamente um ano”, lembra Michelle.

Para contornar a crise, lançaram uma linha de produtos própria e pacote de assinaturas e investiram em treinar os franqueados. “Trabalhamos uma média de 16 horas por dia na pandemia para manter o negócio de pé porque acreditamos muito no processo.” 

Hoje, a Fast Escova também tem um pilar de empregabilidade, com um centro de desenvolvimento para os franqueados, a UniFast. “A educação move o mercado de franchise”, diz Michelle. A rede tem 1700 colaboradores e espera chegar a 3000 até o fim deste ano. Além disso, as empresárias estão investindo em levar mais tecnologia para os salões e, agora, começam a trabalhar na internacionalização da marca, com o projeto de inaugurar ainda este ano a primeira unidade em Miami. “Se em dupla a gente já estava crescendo muito, em trio vamos crescer ainda mais”, diz Márcia. 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • empreendedoras
  • empreendedorismo feminino
  • faturamento
  • Fernanda de Almeida
  • salão de beleza

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • Foto do papa Leão XVI com oficiais peruanos
    Forbes Tech

    Papa Influenciador? Perfil de Leão XIV Recebe Milhares de Seguidores e Verificação no X

  • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano
    Geral

    Fumaça Branca: Novo Papa É Escolhido

Últimas Notícias

  • GOL

    GOL Tem Lucro de R$1,38 Bi no 1º Tri, Queda de 64%

  • Vendas no Varejo dos EUA Registram Alta Ligeira em Abril

  • Painel de cotações na B3 em São Paulo: recorde do Ibovespa (Foto: Amanda Perobelli / Reuters)

    Ibovespa Batendo Recorde Apesar da Selic nas Alturas? Entenda Esse Fenômeno

  • varejo

    Vendas no Varejo Crescem Menor Que o Esperado, Apesar de Alta

  • milho e soja

    Conab Eleva Previsões para Safras de Soja e Milho 2024/25

  • Pedidos Semanais de Auxílio-Desemprego nos EUA Ficam Inalterados com Mercado de Trabalho Estável

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.