Prefeitura de São Paulo evolui Empreenda Fácil

arte sobre foto/getty images

O Empreenda Fácil, plataforma online da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) de São Paulo que busca facilitar a abertura de novas empresas, anunciou uma expansão do programa para atender processos que vão desde estudos de viabilidade até o encerramento de negócios.

A plataforma, que já processou a abertura de 200 mil novas empresas na capital paulistana desde seu lançamento em maio de 2017, agora vai centralizar informações e procedimentos para atender todo o ciclo de vida das empresas. Isso inclui a alteração e regularização até a baixa e licenciamento de empresas, que serão realizados no novo Sistema Integrador da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), que foi lançado em outubro de 2019.

Segundo a SMIT, o Empreenda Fácil registrou a abertura de 10 mil empresas em São Paulo, mesmo no período da pandemia. Porém, outras tantas têm fechado as portas em meio à crise e, segundo a prefeitura, a ideia é oferecer meios eletrônicos e auto declaratórios para evitar que a burocracia dificulte ainda mais o processo de encerramento. As mudanças passam a vigorar a partir do próximom dia 15.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC e outros.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).