Conheça as principais tendências para 2021 segundo o Pinterest

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Casamentos intimistas fazem parte de uma das categorias da pesquisa do Pinterest sobre tendências para 2021

Todos os meses, cerca de 442 milhões de pessoas acessam o Pinterest em busca de inspiração, realizando pesquisas que vão desde planejamento de viagens e festas a rotinas de cuidados com a pele. 2020 pode não ter sido o melhor momento para agir mas, nem por isso, as pessoas deixaram de se planejar para dias melhores.

Todos os anos, o Pinterest Predicts divulga um relatório com as principais tendências para o ano que se aproxima. As informações são coletadas a partir de dados internos e globais da plataforma com comparações pelo aumento das buscas de um determinado tema no período de 12 meses. E, embora prever o futuro pareça difícil, oito das 10 previsões feitas pela rede social no ano passado se tornaram realidade – apesar da imprevisibilidade do ano que vivemos.

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Confira, na galeria abaixo, as principais tendências em 10 categorias para 2021:

  • Viagens

    Os carros se tornarão o principal refúgio e melhores amigos das pessoas em um cenário em que ainda será preciso respeitar medidas de distanciamento social. Segundo o relatório, houve um aumento de 190% nas pesquisas por cinema drive-in e 100% por cadeirinhas de carro para cães.

    Levando em conta essa realidade, outra tendência em alta são passeios e viagens ao ar livre. A pesquisa revelou um aumento em 165% nas buscas por campos e lugares para observar as estrelas e de 80% para a estética nômade.

    O Pinterest também não esqueceu que o que está na moda de verdade é o chamado “turismo de sofá”. Mesmo sem poder viajar no sentido literal, os usuários da rede social continuam planejando rotas para um futuro próximo. A procura por férias de luxo, por exemplo, teve alta de 50%, enquanto as buscas por viagens dos sonhos aumentaram sete vezes.

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  • Bem-estar

    Se teve algo que esse ano proporcionou para as pessoas foi olhar para dentro de si mesmas e descobrir um novo jeito de ver o mundo. Parece que este ano despertou o interesse pelo esoterismo. Segundo o Pinterest, a busca por cristais de proteção e canais de manifestação registraram um aumento de 100% e 105% respectivamente. Nem os banhos escaparam dessa onda que deve continuar no próximo ano. Em um ano, as pesquisas sobre banhos de limpeza espiritual tiveram uma alta de 180%.

    De volta ao plano concreto, outras buscas que têm aumentado na rede social são as relacionadas a relaxamento e bem-estar físico. Essa é uma tendência que foi acelerada pelas medidas de distanciamento e pela quarentena. A plataforma registrou aumento de 100% nas pesquisas sobre afirmações antes de dormir, de 90% sobre yoga para dormir e de 80% sobre difusores de óleos.

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  • Alimentos e Bebidas

    Segundo o Pinterest, 2021 não será um ano para sensações fracas.
    Em 2020, as pessoas cozinharam mais e essa tendência segue para 2021 de uma forma mais gourmetizada, criativa e renovadora. A busca por receitas diferentes, como a de mel picante, aumentou 155%.

    Talvez para outras gerações isso pareça antigo, mas os millennials e a geração Z trarão de volta a moda das tábuas forradas de comida.

    E já que sair para comer está difícil, as pessoas viraram seus próprios chefs. As pesquisas sobre arte com pães e montagem de prato gourmet aumentaram 130% e 105% respectivamente.

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  • Lar

    Em 2020, as pessoas passaram muito tempo em casa, o que, inevitavelmente, motivou transformações. As buscas no Pinterest por novas decorações e tendências e inspirações tiveram alta significativa. E as mudanças permeiam todos os cômodos da casa.

    Segundo o relatório, a geração Z estará no clima da decoração neon. As buscas por luzes de led azul aumentaram 155% e pesquisas por quarto neon cresceram oito vezes.

    Parece que outra tendência do momento é a harmonia japandi, uma decoração de estética minimalista que mistura elementos japoneses e escandinavos. Nessa linha, a busca por decoração simples para banheiros cresceu quatro vezes e o tema, no geral, teve aumento de 100%.

    Já que as pessoas passaram a cozinhar mais, os números de buscas por elementos para esse cômodo dispararam. A procura por itens de vidro coloridos e pratos de argila cresceram 135% e 105% respectivamente. E nem as prateleiras escaparam, com aumento de 130% nas buscas.

    A criatividade aflorou e a inspiração para espaços multifuncionais também. Em 2021, o “cloffice” – palavra que mistura closet e escritório, em inglês – ficará famoso.

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  • Moda

    O home office transformou o conceito de moda. Em casa, ninguém quer usar roupas apertadas. Todo mundo busca comodidade e funcionalidade. A mesma roupa que serve para trabalhar serve também para o treino e para o sofá.

    Na plataforma, a procura por roupas oversized aumentou três vezes e, por roupas macias, 185%. As pessoas estão em busca de conforto e aconchego, o que refletiu um aumento de 155% em cardigãs e de 55% em meias.

    A geração Z é mencionada em praticamente todas as categorias e, ao que tudo indica, é ela quem está ditando as tendências. Esses jovens estão reinventando o guarda-roupa (e o conceito de moda) com peças personalizadas e renovadas, o famoso DIY (faça você mesmo, em português). As buscas por moletom personalizado subiram 130% e por sacola artesanal 115%.

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  • Beleza

    As rotinas de beleza mudaram e a estética também. No próximo ano, nada de maquiagem pesada. A beleza natural será valorizada e revitalizada. Para isso, muitas pessoas estão apostando na simplicidade e na sustentabilidade. A procura por maquiagem natural cotidiana e skincare caseiro aumentou 180% e 110% respectivamente.

    As pessoas também estão em busca de cuidados com os cabelos, com técnicas que facilitem o dia a dia. Essa tendência bem específica, mostra aumento de 150% nas pesquisas sobre tranças boxeadoras e de 145% sobre tranças sintéticas. E se engana quem pensa que o público-alvo dessa tendência são apenas mulheres. A pesquisa registrou aumento de 90% nas buscas sobre tranças vikings para homens.

    Nesse quesito, a geração Z vem mais uma vez abalar o conceito. A tendência de 2021 será a estética indie, baseada em muitas cores, coisas fofas e itens inspirados em emojis. O estudo mostrou 21 vezes mais pesquisas sobre unhas indie, por exemplo.

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  • Cuidado dos pais

    Talvez a categoria mais fofa da lista. Nela, as pesquisas vão desde questões sobre pets até lições de vida para crianças.

    A pesquisa diz que 2021 trará animais de estimação diferentes do comum, com o argumento de que as pessoas querem companhia desde que isso não envolva muito trabalho. O item mais procurado (e mais estranho) sobre animais foi caracol de estimação, com alta de 160%. Logo em seguida, foi registrado um aumento de 110% em pesquisas sobre sapo de estimação. A conferir.

    As tendências de 2021 também passarão pela responsabilidade ambiental e organização pessoal. Na plataforma, houve um aumento interessante na busca por atividades que respeitam o planeta: três vezes mais pesquisas sobre fertilizantes de casca de banana e 85% mais buscas sobre educação ao ar livre e brinquedos de papelão.

    Parece coisa de adulto mas, ao que tudo indica, os pais estão incentivando as crianças a desenvolverem habilidades intelectuais e cognitivas, o que resultou em um aumento de 185% sobre os poderes brasileiros (legislativo, executivo e judiciário) e de 145% sobre bons modos. Os pais também pesquisaram três vezes mais sobre mapa mentais criativos e mindfulness para crianças.

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  • Comemorações

    Mais uma vez o minimalismo bateu à porta – por motivos óbvios. O Pinterest Predicts registrou um aumento expressivo na busca por cerimônias pequenas e intimistas. Só o item casamentos no quintal registrou um incremento de 165%.

    As pessoas também estão mais preocupadas com detalhes e valorizam o intimismo e carinho. O item mais fofo e com maior registro de alta dessa lista são frases de mesversário para namorado, com aumento de 145%. Parece que os passeios de sexta-feira à noite irão migrar para casa: alta de 110% nas buscas por cinema em casa e de 85% por festa de boteco em casa.

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  • Finanças

    Não são apenas ideias criativas que o Pinterest oferece aos usuários. A plataforma criou uma nova categoria em 2020: “CEO da própria vida”.

    Segundo a pesquisa, ideias de marca, podcast e pequenas empresas estarão em alta em 2021. O registro de maior alta em pesquisas dessa categoria foi sobre noções básicas de contabilidade, com um aumento de 150%, seguido de pesquisas sobre como fazer um podcast (130%) e como criar uma marca para empresa (105%).

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  • Hobbies e Interesses

    Essa é a categoria para descobrir novas coisas para fazer e criar. Os hobbies multiculturais estão em alta e, se não dá para viajar de verdade, pelo menos é possível conhecer uma coisa ou outra de diversas culturas.

    A pesquisa registrou 20 vezes mais buscas por caligrafia persa, 100% de aumento em padrões de colcha irlandesa e 95% em carpintaria japonesa.

    A rede social prevê que as pessoas aprenderão novas habilidades em 2021 e descobrirão novos talentos pessoais. Os interesses vão desde aprender a andar de skate (155% de aumento) à pintura com espátula (150%).

    O DYI aparece novamente e mais forte nessa categoria. A plataforma aposta no retorno do artesanato e de trabalhos manuais, o que é evidente pelo aumento de 155% nas buscas sobre noções básicas de chochê, por exemplo.

    Se são previstas transformações nos ambientes das casas, o mesmo acontecerá com os aparelhos eletrônicos, cujos estilos devem estar alinhados às estéticas dos donos. Essa lista registrou 30 vezes mais buscas sobre papéis de parede estéticos para laptops.

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Viagens

Os carros se tornarão o principal refúgio e melhores amigos das pessoas em um cenário em que ainda será preciso respeitar medidas de distanciamento social. Segundo o relatório, houve um aumento de 190% nas pesquisas por cinema drive-in e 100% por cadeirinhas de carro para cães.

Levando em conta essa realidade, outra tendência em alta são passeios e viagens ao ar livre. A pesquisa revelou um aumento em 165% nas buscas por campos e lugares para observar as estrelas e de 80% para a estética nômade.

O Pinterest também não esqueceu que o que está na moda de verdade é o chamado “turismo de sofá”. Mesmo sem poder viajar no sentido literal, os usuários da rede social continuam planejando rotas para um futuro próximo. A procura por férias de luxo, por exemplo, teve alta de 50%, enquanto as buscas por viagens dos sonhos aumentaram sete vezes.

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