Plataforma dá acesso a 25 mil estações de rádio de todo o mundo

Radio Garden se diferencia das opções tradicionais na internet graças à sua interface.

Geoffrey Morrison
Compartilhe esta publicação:
10'000 Hours/Getty Images
10'000 Hours/Getty Images

Criada em 2016, a Radio Garden permite viajar por um mapa e acompanhar a programação ao vivo de milhares de estações de rádio

Acessibilidade


Uma das coisas que eu mais sinto falta nas viagens é estar imerso em uma cultura diferente da minha. As paisagens, os cheiros, os sons… tudo isso parece tão distante depois de um ano de quarentena.

Eu me deparei com um site novo para mim que, pelo menos, me ajuda com a parte dos “sons”. Ele se chama Radio Garden e permite que você escute estações de rádio de todo o mundo. Mais de 25 mil delas.

VEJA TAMBÉM: Como o investimento de Jay-Z em uma fintech pode inspirar a inovação na indústria musical

O rádio na internet não é algo novo. Existem diversas maneiras de ouvir as estações de rádio. É a interface da Radio Garden que o diferencia. Eu definitivamente não sou o único que acha que funciona brilhantemente, já que em poucos dias várias pessoas me enviaram mensagens sobre isso.

Se você ainda não clicou, veja do que se trata.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A Radio Garden começou em 2016 pelo Instituto Holandês de Som e Visão e várias outras universidades. Hoje, é mantido por Jonathan Puckey e uma pequena equipe em Amsterdã. A interface parece com a visualização de satélite do Google Maps. Pequenos pontos verdes que indicam a estação ou grupo de estações ficam sobrepostos na parte superior.

Se você já usou o Google Maps, ou qualquer aplicativo de mapeamento, usar a Radio Garden será intuitivo. Deslize ao redor do mundo para ver uma área, amplie e passe o mouse por cima de um ponto. Depois de um momento, essa estação carrega.

Enquanto digito isso, estou escutando a rádio J1 de Tóquio. Com alguns cliques, posso mudar para a rádio Skye, na Escócia, depois a Komboni, em Lusaka, depois a ORF Wien, em Viena. Você pode acessar o site da estação se quiser ou compartilhá-la com um amigo.

Há um certo prazer em ouvir o que está sendo transmitido ao vivo em lugares distantes do mundo. Pensar que o que você escuta é o que outros podem estar escutando em Jamestown, na ilha Santa Helena ou em Port Mathurin, Maurícia, ou Hanga Roa, na ilha de Páscoa.

A interface fácil de usar é o brilho da Radio Garden. Claro que você poderia ter procurado qualquer uma dessas estações, mas poder pular de uma para outra em lugares opostos do mundo, sem procurar, é incrível. Você também pode pesquisar por estações específicas e salvar as suas favoritas.

As estações por si só são o verdadeiro prêmio. Por um lado, é fascinante ouvir a música apreciada pelos locais. É, talvez, uma forma ainda melhor de se expor a novas músicas do que o algoritmo do Spotify.

Para mim, porém, como alguém que sente muita saudade de viajar, é ouvindo as vozes e os sotaques dos DJs. Um pedaço de vida do outro lado do mundo, com trânsito, previsão do tempo e notícias. Os sons que você esperaria ouvir em uma loja local ou ao passar próximo a uma janela enquanto passeia.

A Radio Garden é gratuita, assim como as estações, mas, nesse modelo, o usuário vai visualizar anúncios, embora o áudio não seja interrompido. Existe, porém, a opção de não se deparar com as propagandas por um valor fixo de US$ 2,49 ao mês.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: