Dia Mundial do Livro: 7 obras sobre inovação aberta para você se aprofundar no tema

Pier Marco Tacca/Getty Images
Pier Marco Tacca/Getty Images

O professor e diretor-executivo do Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley, Henry Chesbrough

Criado pelo norte-americano Henry Chesbrough, professor e diretor-executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley, o termo open innovation propõe uma nova abordagem para a organização da pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas. Nela, as companhias incorporam ideias externas em seus processos internos, ao mesmo tempo em que compartilham com agentes externos criações feitas por suas equipes que não serão aproveitadas em seus modelos de negócios.

O conceito foi descrito na obra “Inovação Aberta: Como Criar e Lucrar Com a Tecnologia”, escrito em 2003 pelo especialista a partir de suas experiências como executivo em diversas empresas do Vale do Silício e de seu trabalho como acadêmico. Hoje mais amplamente difundida, a inovação aberta já vem sendo praticada por companhias que enxergam nesse processo uma oportunidade de impulsionar a criação de novos produtos e serviços e fortalecer sua cultura interna nesse quesito.

VEJA TAMBÉM: Dia do Livro: líderes brasileiros indicam 13 obras decisivas em suas carreiras

Para comemorar o Dia Internacional do Livro, pedimos a Distrito, plataforma de inovação aberta que conta com uma comunidade formada por mais de 600 startups, 65 corporações, 11 laboratórios corporativos e mais de 3.000 profissionais, que indicasse obras que tratam do tema para quem está interessado em se aprofundar:

Veja, na galeria de fotos a seguir, quais são eles:

  • Reprodução
  • 2. “O Dilema da Inovação”, de Clayton M. Christensen

    Ao usar as lições de sucesso e fracasso de companhias líderes, o livro apresenta um conjunto de regras para capitalizar o fenômeno da inovação de ruptura/incremental.

    Reprodução
  • 3. “Dez Tipos de Inovação”, de Larry Keeley, Ryan Pikkel e outros

    O livro apresenta esquematicamente novas maneiras de pensar e evidencia as ações que possibilitam que equipes ou empresas inovem confiável e repetidamente.

    Reprodução
  • 4. “Blitzscaling: o Caminho Vertiginoso para Construir Negócios Extremamente Valiosos”, de Chris Yeh e Reid Hoffman

    Com base em suas experiências como empreendedores e investidores que escalaram vários negócios bilionários, Hoffman e Yeh mostram como realizar as mudanças necessárias e enfrentar os desafios únicos que surgem em cada estágio do ciclo de vida de uma empresa.

    Reprodução
  • 5. “Organizações Exponenciais”, de Michael S. Malone, Salim Ismail e outros.

    Como construir uma empresa que seja tão ágil, hábil e inovadora como as pessoas que farão parte dela? Como competir nesse acelerado mundo novo? Como se organizar para expandir? A resposta é a organização exponencial.

    Reprodução
  • 6. “De Zero a Um”, de Peter Thiel, Blake Masters e outros

    Os autores apresentam uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação, ensinando o leitor a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

    Reprodução
  • 7. “O Lado Difícil das Coisas Difíceis”, de Ben Horowitz

    Um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, Horowitz conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e dicas práticas para ajudar os empreendedores a resolverem os problemas mais difíceis.

    Reprodução

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).