Mulheres em Tech, Hub Green Sampa, VTEX & Muito Mais

Empresas lançam projeto de inclusão de mulheres em tecnologia

A Z-Tech, hub de tecnologia e inovação da Ambev para pequenos e médios negócios, firmou uma parceria com a PrograMaria para lançar o Sprint PrograMaria Mulheres em Startups, um projeto que envolve aulas, workshops, análise de cases práticos e grupos de networking voltados à inclusão da mulher no mercado de tecnologia. O objetivo é apresentar ferramentas, metodologias e o ambiente de trabalho de empresas ágeis e inovadoras para mulheres que já têm formação na área, como desenvolvedoras, designers de produto e UX/UI, além daquelas que têm interesse em conhecer mais o setor. O conteúdo será ministrado por mulheres que são referência na área e trabalham em empresas como Nubank, Creditas e iFood e nas startups da Z-Tech (Donus, Lemon e Get In). As inscrições vão até o dia 4 de abril.

***

Prefeitura de SP vai selecionar startups para hub de tecnologias verdes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da agência Ade Sampa, vai escolher 20 startups verdes para participar do Green Sampa, programa de aceleração que apoia projetos que promovam soluções para temáticas ambientais. Os empreendedores participarão de oficinas, mentorias e rodadas de negócios no centro de inovação Hub Green Sampa, que será inaugurado em maio deste ano. Os interessados devem atuar na capital paulista e apresentar soluções sustentáveis dentro dos eixos água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; eficiência e clean web; eficiência energética, energias limpas e armazenamento energético; indústria limpa e logística reversa; mobilidade urbana e transportes; parques e áreas verdes; qualidade do ar; e resíduos sólidos. Inscrições até 11 de abril.

Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram

***

Iniciativa aproxima startups e abre oportunidades para aquisições

A Tivit, multinacional brasileira e one-stop-shop de tecnologia, está buscando novas parcerias com startups que tenham vontade de transformar ideias em soluções para o mercado. A companhia anunciou recentemente a criação do Tivit Pitch Day, um espaço para aproximar startups do ecossistema da multinacional. Com a iniciativa, as startups poderão apresentar pitchs, ofertar suas soluções para toda a base de clientes da multinacional e exponenciar o crescimento. Além disso, caso seja de interesse do empreendedor, ele poderá participar de rodadas de negociações com a Tivit Ventures, voltada para a aquisição de startups. Inscrições até 16 de abril.

***

VTEX oferece bolsas para mulheres em curso de e-commerce

A unicórnio VTEX, empresa de tecnologia para o comércio eletrônico, uniu-se à Stoa para lançar uma nova edição do Women in Digital, um programa de aceleração para formação e inclusão de mulheres universitárias no varejo digital. A iniciativa é gratuita para empreendedoras acima dos 18 anos que estejam no último ano de faculdade ou tenham se formado em até um ano em qualquer curso ou instituição. As alunas terão uma programação intensiva de seis semanas com especialistas mulheres da VTEX, receberão certificação de analistas de e-commerce e estarão automaticamente no processo de seleção das vagas VTEX. Inscrições até 17 de abril.

***

Bayer lança plataforma imersiva para agricultores

Com a missão de impulsionar a digitalização de toda a jornada do agricultor, o Espaço Bayer é a nova plataforma da companhia criada para oferecer uma experiência imersiva de navegação, soluções personalizadas e consultores para apoiar o produtor rural e seus parceiros. O sistema vai simular um ambiente físico no mundo virtual e contribuir para o fortalecimento do ecossistema de inovação no campo, a partir do momento em que os serviços disponibilizados na plataforma serão prestados por startups e empresas fornecedoras de insumos para toda a cadeia, por meio dos canais de vendas e comunicação com foco na organização e apresentação do portfólio de serviços e soluções.

***

iFood e Cubos Academy anunciam bolsas em programação

O iFood e a escola de tecnologia Cubos Academy, vão conceder 120 bolsas integrais no curso Programação do Zero, para formar pessoas que não teriam acesso à educação em tecnologia e conectá-las com a demanda do mercado de trabalho. Não é necessário nenhum conhecimento prévio em programação e, ao final do curso, os estudantes se tornarão Desenvolvedores de Software Jr, com conhecimentos em front e back-end. Para participar, é necessário ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

***

Projeto vai capacitar até 2 mil alunos em tech

O Parque Tecnológico São José dos Campos, em parceria com o Núcleo Softex Campinas está lançando o Up Skill Vale, projeto de capacitação tecnológica para preparar mão de obra especializada em TI em todo o Vale do Paraíba. A meta é promover treinamento para até 2.000 alunos da região nos primeiros seis meses, para suprir a forte demanda de profissionais especializados nesse setor. Os treinamentos são baseados em trilhas de formação: cursos e conteúdos gratuitos voltados tanto para quem ainda vai ingressar no mercado de trabalho quanto para quem busca uma recolocação ou guinada na carreira. Inscrições gratuitas.

***

WSO2 promove treinamento gratuito de API Manager

Com uma nova geração de soluções em integração de serviços prevista para este ano, a WSO2, voltada para o desenvolvimento de tecnologia de integração open source, está ampliando o seu escopo educacional e fomentando o setor com treinamentos e certificações gratuitos. Até o mês de maio, a empresa oferece seis treinamentos – ao vivo e gratuitos – de WSO2 API Manager 3.2 em sua plataforma proprietária, com foco no papel do API Gateway em arquiteturas cloud native, DevOps e CICD, entre outras. A oportunidade é destinada aos profissionais de TI, desenvolvedores e arquitetos de soluções e software. As inscrições estão abertas.

***

Instituto lança curso gratuito sobre fintechs

O Instituto ProPague, think tank especializado em sistema financeiro, acaba de lançar o curso Fintechs: Como Surgiram e o que Esperar para o Futuro. Ministrado por Ana Flávia Accursio, head de ensino do Instituto ProPague, e Bruna Cataldo, pesquisadora sênior do instituto, a iniciativa tem o objetivo de apresentar, de forma simples e descomplicada, as principais regulações do mercado financeiro, o surgimento das fintechs e como ambos foram responsáveis pela transformação da forma como a sociedade se relaciona com os bancos tradicionais. Esse é o primeiro projeto de 2021 do instituto, que é uma iniciativa da companhia de tecnologia em serviços financeiros Stone Co. As inscrições já estão abertas e não existe limite de vagas.

***

Programa oferece 400 bolsas em cursos voltados para carreiras digitais

Para formar novos talentos e ajudar profissionais na transição de carreira, a escola de habilidades digitais Digital House está lançando um programa com 400 bolsas de estudo de até 100% para os cursos de UX, data analytics, data science, programação web full stack, programação mobile android, marketing digital, programação mobile iOS e gestão de produtos digitais. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos, estar cursando ou ter ensino médio completo e ser resistente em qualquer cidade do Brasil. Inscrições até 2 de maio.

***

Banco do Brasil realiza nova edição do prêmio de tecnologia social

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social reconhece, certifica e amplia a visibilidade de soluções que são desenvolvidas em interação com comunidades e buscam resolver problemas socioambientais. Criado há 20 anos pelo Banco do Brasil, o projeto prestigia iniciativas que transformam realidades do país e promovem o desenvolvimento sustentável. Este ano, a edição traz o slogan “Juntos Podemos Transformar Vidas” e vai investir até R$ 2 milhões em premiação e certificação. As instituições podem se inscrever nas categorias cidades sustentáveis, educação para o futuro, meio ambiente e renda e inovação digital. Inscrições até 28 de maio.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).