E-commerce atinge alta de 17,74% em abril, Nestlé, Apto & Muito Mais

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Redação
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TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

Serviços de mobilidade devem atingir US$ 842 bilhões em receita em 2021

As receitas globais de serviços de mobilidade caíram pela metade durante a pandemia de Covid-19, atingindo US$ 520 bilhões em 2020, de acordo com os dados coletados pela Finaria. Segundo o levantamento, a expectativa é que todo o setor testemunhe uma recuperação em 2021, com um aumento de receita de 62%, para quase US$ 842 bilhões.

O mercado de serviços de mobilidade inclui voos, caronas, táxi, viagens de ônibus de longa distância, trem, aluguel de automóveis e compartilhamento de automóveis, reservados online e offline. Em 2017, a receita do segmento totalizou US$ 983,1 bilhões, revelaram dados da Statista. Nos dois anos seguintes, esse número subiu para US$ 1,07 trilhão.

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Na pandemia, além de perdas significativas de receita, o mercado global de serviços de mobilidade também testemunhou uma queda substancial no número de usuários. A Finaria indica que, em 2019, quase 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo viajaram em aviões, ônibus e trens ou usaram serviços de carona, aluguel de automóveis e táxi. Em 2020, esse número caiu para 400 milhões. Este ano, o número de usuários deve se recuperar para 2,4 bilhões e chegar a quase 3 bilhões em 2025.

Veja, na galeria de fotos a seguir, o que mais aconteceu na última semana no setor de tecnologia e inovação:

  • TENDÊNCIAS NACIONAIS

    E-commerce registra alta de 17,74% nas vendas em abril

    O mês de abril registrou alta de 17,74% nas vendas pelo e-commerce no Brasil em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Movimento Compre & Confie, da Neotrust, e a camara-e.net (Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital).

    Ao analisar a métrica de vendas regionais de abril de 2021 ante o mesmo mês do ano passado, a pesquisa indica uma distribuição de 42,98% das vendas online no Nordeste, 23,10% no Sul, 19,80% no Norte, 17,83% no Centro-Oeste e 11,93% no Sudeste.

    Segundo o levantamento, a categoria de itens mais comprada pela internet em março de 2021 foi a de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com 43,1% de participação. O ranking também inclui móveis e eletrodomésticos (26,9%) e tecidos, vestuário e calçados (10,4%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,2%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,5%) e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,5%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

    damircudic/Getty Images
  • TENDÊNCIAS NACIONAIS

    45,7% das empresas já estão implementando estratégias digitais

    Cerca de 62,5% das empresas nacionais devem investir entre 10% e 30% do total de seu faturamento em transformação digital este ano, revelou a pesquisa “Transformação Digital no Brasil” da unico e Sambatech. O estudo ouviu mais de 100 empresas que atuam no mercado brasileiro, sendo 10% delas com faturamento de até R$ 1 bilhão, e contou com a participação do MIT Technology Review, AWS, Cionet, DigitalHouse, Take Blip e Trybe.

    Segundo o levantamento, 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando estratégias digitais, enquanto apenas 9,6% delas não possuem tais planos. Entre as tecnologias mais procuradas para esse avanço estão analytics (62%), computação em nuvem (46%), arquitetura de sistemas (40%), inteligência artificial (38%) e biometria facial (8%).

    A pesquisa mostrou ainda que as pequenas e médias empresas, incluindo startups, estão mais preocupadas em inovar do que as grandes companhias. Das empresas com até R$ 10 milhões de faturamento, quase metade (44%) está implementando uma estratégia de transformação digital. No caso das companhias com faturamento acima de R$ 1 bilhão, 38,9% delas estão nesse mesmo estágio.

    Andrew Brookes/Getty Images
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Freeletics conquista 1 milhão de novos usuários no Brasil durante a quarentena

    Criado para promover a prática de exercícios físicos para todos os níveis e habilidades, o aplicativo alemão Freeletics completou recentemente oito anos no mercado. Com exclusividade para a Forbes, a empresa revelou que, durante a quarentena, registrou mais de 1 milhão de novos usuários no Brasil, atingindo a marca de 3,6 milhões. Em termos globais, o Freeletics ganhou, em um ano, mais de 9 milhões de usuários, passando dos 51 milhões de registros em mais de 175 países. No fim do ano passado, a empresa recebeu um investimento de US$ 25 milhões em uma rodada liderada pela JAZZ Venture Partners e pela Causeway Media Partners, com o apoio do Grupo KKCG.

    Divulgação/Freeletics
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Startup argentina aposta no Brasil para crescimento

    Após receber investimento série A de US$ 2,5 milhões liderado pelo fundo uruguaio IC-Ventures, a Nubimetrics, plataforma de sales intelligence que ajuda o empreendedor a entender o próprio e-commerce, está apostando no mercado digital brasileiro para acelerar a expansão na América Latina. Hoje, a empresa conta com clientes na Argentina, Brasil, México e mais 13 outros países da região, além de Estados Unidos e China.

    Divulgação
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Porto Seguro Cartões usa tecnologia da Mastercard para gerenciar risco de crédito

    A Porto Seguro escolheu a solução de inteligência artificial para risco de crédito da Brighterion, empresa da Mastercard, para melhorar a experiência do consumidor. A solução promete determinar, com precisão, o risco no início do ciclo de vida do cliente, identificando aqueles que podem receber limites de crédito mais altos.

    Andry Onufriyenko/Getty Images
  • O QUE MAIS ESTÁ CONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Onfly lança cartão corporativo para viagens

    Criada inicialmente como uma travel tech, a startup mineira Onfly está ampliando a sua atuação na jornada do cliente. Recentemente, a empresa se tornou uma fintech, especializada em serviços financeiros para viagens corporativas, e está lançando um cartão específico para a atividade. O cartão chega nos formatos físico e virtual para ser utilizado pelos colaboradores das empresas atendidas pela Onfly em suas respectivas viagens a trabalho e atividades do dia a dia. A proposta é oferecer uma solução tecnológica completa de gerenciamento de orçamento e despesas.

    Divulgação/Onfly
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Daki cria supermercado 100% digital

    Fundada em janeiro de 2021, a Daki é um supermercado 100% digital que nasceu com a proposta de fazer entregas em domicílio em apenas 15 minutos. Atualmente, a empresa funciona em sete bairros na cidade de São Paulo: Pinheiros, Vila Madalena, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Vila Nova Conceição, Moema e Brooklin. Em junho de 2021, os moradores da Paulista, Vila Mariana, Pompéia, Higienópolis e Santa Cecília também poderão contar cojm os benefícios do aplicativo, que oferece mais de 1.000 produtos com preços competitivos e entrega grátis todos os dias, das 7h às 2h. O aplicativo está disponível no Google Play e na App Store.

    PM Images/Getty Images
  • O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA

    Nestlé inaugura Centro de Operações Integradas em Ituiutaba (MG)

    A Nestlé estabeleceu em Ituiutaba (MG) seu primeiro Centro de Operações Integradas do Brasil. Com a novidade, todo o controle da operação da fábrica passa a ser integrado em um ambiente equipado com alta tecnologia, que inclui vídeo wall com gráficos interativos e visão de toda cadeia de produção, manutenção preditiva através de modelos de machine learning, óculos de realidade aumentada e uso de assistente conversacional. “Com a consolidação do projeto, trazemos um modelo inovador em operações, no qual deixamos de ter paredes entre os departamentos e passamos a ter todo o time trabalhando de forma integrada e otimizada num mesmo objetivo”, diz Caio Martins, diretor da unidade.

    Chad Baker/Getty Images
  • CRESCIMENTO

    Apto registra 42% de aumento no volume de vendas

    O Apto, plataforma que conecta potenciais compradores de imóveis novos a empreendimentos, construtoras e imobiliárias em todo o Brasil, registrou um aumento de 42% no volume de vendas no primeiro trimestre de 2021. Para o CEO Alex Frachetta, o crescimento foi possível porque a empresa passou a oferecer mais soluções para seus clientes. Além dos serviços oferecidos, como conteúdo 3D e o tour decorado, a proptech lançou um comparador de imóveis para ajudar os interessados a escolher a melhor opção de compra e desenvolveu um chatbot que presta serviço 24 horas para compradores e anunciantes.

    Teera Konakan/Getty Images
  • CRESCIMENTO

    Positivo Servers & Solutions cresce 29% em um ano /strong>

    A Positivo Servers & Solutions, empresa brasileira especializada na produção e comercialização de servidores e demais soluções para infraestrutura de tecnologia da informação (TI), fechou 2020 com receita de R$ 283 milhões. O montante representa um salto de 29% em relação ao ano anterior, de acordo com balanço do quarto trimestre apresentado pela Positivo Tecnologia. Para a companhia, o bom resultado foi estimulado, principalmente, pelo aumento do tráfego de dados de rede e a ampliação da infraestrutura de TI para atender às demandas de empresas e consumo dos usuários.

    Yuichiro Chino/Getty Images
  • FINANCIAMENTOS

    Marco Stefanini cria fundo para alavancar startups e empresas nativas digitais

    O CEO do Grupo Stefanini anunciou, na segunda-feira (31), a criação de uma venture capital para alavancar startups, empresas nativas digitais ou ativos que possam ser digitalizados. A proposta é atrair sócios, outros fundos de venture capital ou family offices para captar R$ 300 milhões, que serão utilizados, a partir de agosto, para financiar projetos e auxiliar no desenvolvimento de empresas com soluções inovadoras para o mundo digital. O novo modelo funcionará como um fundo de investimentos totalmente independente do Grupo Stefanini.

    oxygen/Getty Images
  • AQUISIÇÕES

    unico anuncia compra da Vianuvem

    A unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, acaba de concluir a aquisição da Vianuvem, startup de gestão de processos digitais para vendas de automóveis. Com a compra, a IDTech vai ampliar o portfólio de produtos, auxiliando os brasileiros a comprarem veículos sem sair de casa. Essa é a primeira aquisição feita pela unico após receber o aporte de R$ 580 milhões do General Atlantic e SoftBank Latin America Fund em 2020.

    Busakorn Pongparnit/Getty Images
  • AQUISIÇÕES

    Carpediem Homes adquire operações da Apartio

    A Carpediem Homes anunciou ontem (1) a compra das operações da Apartio. Criada com foco no mercado imobiliário, a proptech oferece imóveis para aluguel em cidades do litoral nordestino. Com a aquisição, a startup passa a contar com a carteira da concorrente com o objetivo de se consolidar como a maior administradora de imóveis de temporada do Nordeste. O valor da aquisição não foi divulgado.

    metamorworks/Getty Images
  • IMPACTO SOCIAL

    Huawei se une à Unesco para desenvolver talentos digitais na América Latina

    A Huawei anunciou ontem (1) que fechou uma parceria com o OREALC (Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe) da Unesco para promover o desenvolvimento de talentos digitais na América Latina. As duas organizações afirmaram ter identificado uma série de áreas de cooperação em potencial, como o desenvolvimento de habilidades digitais para mulheres e crianças e programas de alfabetização digital para professores. Também trabalharão juntas para oferecer treinamento em habilidades digitais para populações vulneráveis. As empresas organizarão eventos como webinars e workshops para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento inclusivo dos talentos.

    Sarah Mason/Getty Images
  • IMPACTO SOCIAL

    Vittude contabiliza 350 mil vidas

    A plataforma de psicologia online e educação emocional Vittude oferece soluções de saúde mental para o mundo corporativo que englobam desde a capacitação de lideranças até diagnósticos de saúde mental e qualidade de vida. Com seus projetos e iniciativas, a empresa conta com cerca de 350 mil vidas cobertas por benefícios corporativos e atende mais de 120 empresas. Soma-se a isso um acesso mensal de mais de 3 milhões de usuários únicos. Entre as soluções, estão o podcast Terapeutizados, apresentado por Tatiana Pimenta, CEO da healthtech, que recebe executivos brasileiros e adeptos da terapia com uma ferramenta de alta performance, e o Vittude Match, ferramenta de inteligência artificial que melhora a experiência do usuário no momento de escolha do profissional de psicologia.

    Divulgação
  • TECNOLOGIA DO BEM

    Câmera inteligente “avisa” startup sobre cansaço de motorista

    Com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito, a Buser desenvolveu uma câmera com sensor de fadiga, capaz de detectar níveis de cansaço dos motoristas. Nos primeiros cinco minutos de monitoramento, a tecnologia realiza um reconhecimento do rosto e comportamento de piscada dos olhos para identificar qual é o padrão para aquele profissional. A partir disso, tudo que fugir do padrão esperado emite alertas para uma central que funciona 24 horas, e a equipe pode entrar em contato diretamente com o motorista. O sistema já está presente em mais de 250 ônibus parceiros da Buser.

    Divulgação/Buser

TENDÊNCIAS NACIONAIS

E-commerce registra alta de 17,74% nas vendas em abril

O mês de abril registrou alta de 17,74% nas vendas pelo e-commerce no Brasil em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Movimento Compre & Confie, da Neotrust, e a camara-e.net (Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital).

Ao analisar a métrica de vendas regionais de abril de 2021 ante o mesmo mês do ano passado, a pesquisa indica uma distribuição de 42,98% das vendas online no Nordeste, 23,10% no Sul, 19,80% no Norte, 17,83% no Centro-Oeste e 11,93% no Sudeste.

Segundo o levantamento, a categoria de itens mais comprada pela internet em março de 2021 foi a de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com 43,1% de participação. O ranking também inclui móveis e eletrodomésticos (26,9%) e tecidos, vestuário e calçados (10,4%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,2%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,5%) e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,5%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

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