16 negócios e indústrias que estão sendo revolucionados pela inteligência artificial

dowell/Getty Images
dowell/Getty Images

A inteligência artificial está trabalhando nos bastidores para ajudar empresas e, assim, apoiar os clientes e consumidores que elas atendem

Da saúde e da manufatura até o varejo, quase todos os setores foram impactados pela IA (inteligência artificial). Talvez a maioria dos consumidores pense que as empresas usam essa tecnologia principalmente para o marketing direcionado (e algumas realmente o fazem). No entanto, muitas outras áreas também estão sendo afetadas pela IA, uma vez que ela está ajudando companhias em todo o mundo a proteger funcionários e clientes, manter seu estoque e desenvolver novos produtos e serviços, entre outras funcionalidades.

Mas como a IA está trabalhando nos bastidores para ajudar empresas e, assim, apoiar os clientes e consumidores que elas atendem?

Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram

Veja, na galeria a seguir, 16 áreas da indústria que estão sendo aprimoradas pela inteligência artificial, segundo membros da Forbes Technology Council:

  • 1. Cibersegurança

    A tecnologia desempenha um papel importante na segurança cibernética. A maioria, senão todas as ferramentas modernas de análise de log e proteção de endpoint (ponto de extremidade), usam inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar novos malwares e atividades suspeitas. Embora a IA seja indispensável no combate a ataques sofisticados, o mal-estar gerado por ela também existe: a tecnologia pode dizer que você tem um problema, mas não consegue dizer o porquê. A explicabilidade é a próxima fronteira da IA ​​em segurança cibernética e negócios em geral. – Tsvi Lev, NEC Corporation

    zf L/Getty Images
  • 2. Detecção de phishing

    As ferramentas de IA verificam cada e-mail que chega à caixa de entrada. No momento em que o usuário verifica as mensagens, essas ferramentas já eliminaram milhares de ataques de phishing em potencial e colocaram na quarentena e-mails suspeitos que nunca serão vistos. Ao mesmo tempo, a tecnologia alertou seu administrador de TI sobre possíveis ataques, e, embora muitas pessoas não saibam, fez tudo isso para que o usuário não precisasse. – Mercedes Soria, Knightscope

    thomaguery/Getty Images
  • 3. Prevenção de tempo de inatividade

    A IA está perturbando o setor manufatureiro. Um minuto de paralisação não planejada e uma fração de sucata indesejada podem render dezenas de milhares de dólares em perdas para qualquer fabricante. A implementação de análises preditivas usando inteligência e aprendizado de máquina eliminará as suposições da produção, substituindo-as por previsões precisas que permitam zero desperdício e tempo de inatividade. – Mo Abuali, IoTco – Internet of Things Company

    Andriy Onufriyenko/Getty Images
  • 4. Redes de abastecimento

    A IA oferece uma vantagem de informação que pode ajudar as empresas a diversificar e fortalecer suas redes de fornecimento. Além da Covid-19, fatores como novas guerras comerciais, mudanças climáticas e alterações nas leis trabalhistas sempre podem atrapalhar as cadeias de suprimentos. Além de possibilitar a descoberta de fornecedores, a inteligência artificial agora ajuda a avaliar a base, oferecendo uma visão de 360 ​​graus para o gerenciamento de categorias e percepções importantes que permitem aumentar a resiliência e o desempenho. – Gregor Stühler, scoutbee Inc.

    dowell/Getty Images
  • 5. Previsão de demanda

    A IA e, mais especificamente, o aprendizado de máquina, garante que você obtenha os produtos que necessita antes mesmo de saber que precisa deles. Essa é parte da razão pela qual os fornecedores podem fazer entregas no dia seguinte e você quase sempre encontra o que deseja nas prateleiras dos supermercados. A inteligência artificial já está aumentando a velocidade das cadeias de suprimentos e fazendo negócios. – Cyrus Hadavi, Adexa, Inc.

    Andriy Onufriyenko/Getty Images
  • 6. Perfil do consumidor

    No momento em que o usuário toca em “comprar” no aplicativo da Amazon – ou antes mesmo de pensar em adquirir aquele item – a gigante do e-commerce já previu isso. Seu mecanismo de IA avançado identifica quais itens você (e outros em sua área) provavelmente comprará, incluindo seus tamanhos e cores preferidas, para que esses itens possam ser estocados o mais próximo possível do destino. É assim que eles conseguem oferecer “entregas em uma hora”. – Mayank Mishra, Contentstack

    Laurence Dutton/Getty Images
  • 7. Terapêutica e farmacêutica

    A inteligência artificial prevalece na maioria dos setores. A saúde, em particular, está aplicando tecnologia baseada em IA para acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos – por exemplo, as vacinas e doses de reforço da Covid. A IA também está sendo usada para identificar os riscos que certos medicamentos podem representar para os pacientes com base em doenças preexistentes. – Sameer Malhotra, TrueFort, Inc.

    dowell/Getty Images
  • 8. Gestão de Risco

    Embora não seja um uso muito conhecido, a IA também está sendo usada para reimaginar funções de conformidade tradicionais para criar monitoramento contínuo por meio da inovação. As empresas podem antecipar e prevenir a exposição ao risco e reduzir a corrupção e a fraude enquanto obtêm insights. A inteligência artificial possibilita a criação de uma cultura de integridade, excelência, transparência e responsabilidade. – Matthew Lieberman, PwC

    Witthaya Prasongsin/Getty Images
  • 9. Empoderamento do funcionário

    A IA adiciona uma vantagem competitiva quando os funcionários podem acessá-la diretamente para o trabalho. Quando a tecnologia é combinada com soluções como plataformas low-code, os líderes podem democratizar a inteligência artificial para seus colaboradores e capacitá-los a fazer coisas como construir seus próprios aplicativos e obter percepções de negócios importantes. O futuro é impulsionado pela IA, e os funcionários podem levar os negócios a novos patamares se eles próprios tiverem acesso a esta inovação. – Ed Macosky, Boomi

    Marko Geber/Getty Images
  • 10. Treinamento de habilidades

    Há uma escassez crítica de habilidades no mercado de trabalho, e a IA está lidando com isso analisando o conjunto de aptidões das pessoas e determinando os melhores caminhos possíveis para aprimorá-las. No momento, apenas grandes empresas desfrutam dessa funcionalidade, mas, nos próximos anos, essa será uma ferramenta de planejamento de carreira disponível para cada vez mais pessoas. – Joanna Riley, Censia Talent Intelligence

    Luis Alvarez
  • 11. Gestão de smart cities

    Em plataformas e implementações de cidades inteligentes, a IA ajuda nas áreas de prestação de serviços ao cidadão, planejamento ambiental da cidade, gestão e utilização de recursos energéticos e prevenção de roubo, acidentes e crimes. Isso muda a forma como as empresas operam em setores como a indústria de energia, saúde e serviços públicos. – Bhagvan Kommadi, ValueMomentum

    Reprodução/Forbes
  • 12. Chatbots e modelos de experiência do usuário

    Os call centers estão adotando cada vez mais o uso de chatbots baseados em IA. Em grandes empresas, é comum que os líderes obtenham insights eficazes ao analisar os conjuntos de dados e aplicar princípios de inteligência artificial. Esta tecnologia também gera forte impacto na criação de diferentes modelos de experiência do usuário para os produtos. A maioria das empresas está lentamente começando a adotar a IA. – Shiboo Varughese, CirrusLabs.io

    baona/Getty Images
  • 13. Gerenciamento da capacidade da rede

    O 5G elevou o padrão no que diz respeito às expectativas dos clientes sobre o tamanho de banda, velocidade e qualidade. Os sistemas de monitoramento impulsionados por IA e análises preditivas permitem que empresas de telecomunicações prevejam a demanda dos clientes com maior precisão e, ainda, os resultados de desempenho para que possam gerenciar proativamente a capacidade da rede, conduzir a automação, resolver problemas com mais rapidez e fornecer serviço superior. A IA está tornando a experiência 5G ótima. – Suresh Chintada, Subex

    zf L/Getty Images
  • 14. Entrega de conteúdo

    O papel da IA em fornecer conteúdo por meio de sites de notícias e mídia social está constantemente moldando o que as pessoas, grupos sociais e até mesmo países pensam e acreditam. Isso, por sua vez, tem impactos fundamentais no comportamento do mercado, transformando os negócios que atendem a essas necessidades. – Casey Ellis, Bugcrowd

    Watchara Piriyaputtanapun/Getty Images
  • 15. Monitoramento de atividades

    Tantos dados são gerados todos os dias que a descoberta de outliers (dados que se diferenciam drasticamente de todos os outros) tem sido delegada principalmente a ferramentas de IA. Isso acontece na hora de encontrar conteúdos impróprios em redes sociais, transações estranhas no banco e até mesmo atividades incomuns em seu histórico de login. Os humanos não podem aprender o suficiente para reconhecer quando você fez algo incomum, mas a tecnologia pode rapidamente alertar para que outro sistema controle a situação automaticamente. – Luke Wallace, Bottle Rocket

    metamorworks/Getty Images
  • 16. Marketing Personalizado

    A maioria de nós está inscrita em uma ou mais empresas de varejo ou é assinante de serviços. Geralmente, as pessoas não sabem que essas companhias avaliam todos os clientes com base em seus dados, incluindo transações, interação e engajamento com a marca em todos os pontos de contato. Essas informações são atualizadas diariamente e usadas para abordar os consumidores de forma mais assertiva e entregar ofertas e experiências personalizadas. – Vasudeva Akula, VOZIQ

    Marko Geber/Getty Images

1. Cibersegurança

A tecnologia desempenha um papel importante na segurança cibernética. A maioria, senão todas as ferramentas modernas de análise de log e proteção de endpoint (ponto de extremidade), usam inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar novos malwares e atividades suspeitas. Embora a IA seja indispensável no combate a ataques sofisticados, o mal-estar gerado por ela também existe: a tecnologia pode dizer que você tem um problema, mas não consegue dizer o porquê. A explicabilidade é a próxima fronteira da IA ​​em segurança cibernética e negócios em geral. – Tsvi Lev, NEC Corporation

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).