Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Físico e Digital: O futuro do comércio é “online to offline”

Físico e Digital: O futuro do comércio é “online to offline”

O comércio eletrônico foi, sem dúvidas, um dos setores que mais cresceu durante a pandemia. Nesses últimos dois anos, milhões de pessoas que, até então nunca tinham feito um único pedido online , tiveram a primeira experiência de comprar um produto ou pedir uma refeição pela internet.

Vitor Magnani
21/10/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Cropped shot of young Asian woman holding a paper shopping bag, managing online banking with mobile app on smartphone. Transferring money, paying bills, checking balance while shopping in a shopping mall. Technology makes life so much easier

O comércio eletrônico foi, sem dúvidas, um dos setores que mais cresceu durante a pandemia. Nesses últimos dois anos, milhões de pessoas que, até então nunca tinham feito um único pedido online, tiveram a primeira experiência de comprar um produto ou pedir uma refeição pela internet.

Apenas 5% de todo varejo brasileiro realizava vendas por meios digitais até o surgimento da Covid-19 e a expectativa é que esse número pelo menos dobre até o final do ano de 2021. Para quem gosta de enxergar sob a ótica do copo meio vazio pode até pensar que o número é muito baixo, mas sob uma perspectiva mais otimista o fato é que ainda há um mar imenso de oportunidades pela frente, afinal, o Brasil está apenas no início da jornada de digitalização.

LEIA TAMBÉM: Qual a melhor forma de testar um produto, senão na prática?

O e-commerce já vinha numa toada de crescimento constante no período que antecedeu a pandemia, mas, se antes o meio digital era visto apenas como uma possibilidade, agora ele se tornou essencial para os estabelecimentos durante o isolamento social e será mandatório para aqueles que querem se destacar no futuro. Sim, tudo aponta para um aumento contínuo de consumidores no universo eletrônico e caberá aos varejistas, bares e restaurantes se adaptarem a essa nova demanda e atenderem às expectativas desses novos clientes, sedentos por atendimento personalizado, rápido, transparente e por uma experiência inovadora.

O mundo digital oferece uma oportunidade incrível para o varejo saber mais sobre o seu cliente. São dados que, se coletados estrategicamente, permitem entender melhor sobre seu gosto e preferência, perfil de compra, como gosta de pagar, de receber, de ser atendido. A empresa mais preparada para analisar essas informações e prover uma experiência personalizada para o consumidor será a que terá mais vantagem entre as concorrentes. Fidelização, aliás, será um elemento-chave para se destacar, já que o digital tornou o mercado ainda mais competitivo.

Estamos falando de um cenário em que as empresas não precisam ficar restritas a apenas um ambiente, mas que tenham integrados os mundos online e offline. Uma realidade a qual o consumidor pode pedir pela internet e receber o produto em casa, fazer o pedido online e buscar na loja, pedir na loja e receber em casa no dia e horário que desejar. Um tipo de cenário o qual o cliente pode “tocar” um produto ou “provar” uma peça de roupa por meio da realidade aumentada. A essa mistura de experiências integradas entre o físico e o digital damos o nome de “online to offline”.

Podemos citar ainda que produtos poderão ser adquiridos apenas com o comando da voz, que as interações entre marcas e consumidores serão cada vez mais humanas (mesmo com o uso massivo de tecnologias e Inteligência Artificial), que as compras feitas por dispositivos móveis (celulares, tablets, relógios inteligentes, geladeiras, assistentes virtuais etc.) vão crescer ainda mais e que os meios de pagamentos serão rápidos, seguros e sem fricção. Os dados dos clientes já são o principal ativo das companhias e as empresas que não os respeitarem ou usarem de forma ética e legal, estarão fadadas ao “cancelamento virtual” e à multas de órgãos de fiscalização, afinal, transparência é o carro-chefe das relações de compra de agora em diante.

Como podem ver, o futuro do comércio é híbrido (online e off-line), tecnológico e humano. A integração entre os mundos físico e digital envolve desafios e o início dessa jornada deve ser iniciada o quanto antes. Em um mundo em constante transformação, cada dia sem se mover rumo à digitalização é um passo para trás.

Vitor Magnani é presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) e do Conselho de Economia Digital e Inovação da Fecomercio/SP. Professor da FIA e especialista em Relações Institucionais e Governamentais para ecossistemas inovadores

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • comércio eletrônico
  • consumo
  • ecommerce
  • inovação
  • Vitor Magnani

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • gado monitorado por IA
    Forbes Agro

    Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

Últimas Notícias

  • ibovespa

    Ibovespa Cai, Após Quebrar Recorde na Terça; Dólar Avança

  • O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é retratado em seu prédio no Rio de Janeiro

    Petrobras Não Deve Reduzir Investimentos no Próximo Plano, Diz Diretora

  • Divulgação/CVC

    CVC Deve Desacelerar Abertura de Lojas em 2025, Mas Seguirá Acima da Média

  • Carros elétricos I-Pace, da Jaguar, em centro da Waymo nos EUA

    Waymo Faz Recall de 1.200 Carros Autônomos nos EUA após Colisões

  • Copa do Mundo Feminina no Brasil reunirá 32 seleções de todo o planeta fifa

    Fifa Pretende Obter Receita de US$ 1 Bilhão com Copa do Mundo Feminina no Brasil

  • Cortes de empregos ao longo dos próximos dois anos na Burberry afetarão principalmente cargos administrativos

    Ações da Burberry Disparam 18% após Anúncio de Corte de 1.700 Empregos

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.