Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Avatares e meta-humanos: diferenças e semelhanças das vidas no metaverso

Avatares e meta-humanos: diferenças e semelhanças das vidas no metaverso

Cada vez mais realistas, influenciadoras virtuais ganham relevância na criação de realidades imersivas

Luiz Gustavo Pacete
09/12/2021 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

A Ayayi é conhecida na China como “meta-humana” e foi criada pela Ranmai Tecnologia (Crédito: Reprodução)

Avatares, em outras palavras influenciadores digitais que assumem formas humanas, vêm sendo utilizados há alguns anos como forma de interação e engajamento. No Brasil, a Lu, do Magazine Luiza, está na vanguarda de uma série de outros personagens que vieram posteriormente. Recentemente, em novembro, a apresentadora Sabrina Sato lançou a Satiko, extensão de sua persona real, porém em formato virtual. Lá fora, Lil Miquela, que aposta no ultrarrealismo, também se tornou uma personagem conhecida. Nos últimos meses, com a popularização do metaverso e o aumento nos casos de marcas envolvendo interações virtuais, o termo ganhou ainda mais força. Na China, no entanto, o conceito de avatar foi substituído pelo de meta-humano. O que segundo Vicente Martin, game designer e professor do curso de Sistemas de Informação da ESPM, é a mesma premissa de tecnologia, porém, com algumas diferenças de contexto e aplicações.

LEIA TAMBÉM: Às vésperas da Black Friday, avatares ganham relevância como promotores de vendas

Os chineses conheceram, pela primeira vez, em maio deste ano, a Ayayi, uma meta-humana criada pela Ranmai Tecnologia. Dentre vários tipos de atuação, ela está em uma plataforma de comércio eletrônico chamada Xiaohongshu e em sua primeira postagem alcançou três milhões de visualizações. O termo meta-humano ganhou popularidade por lá após a plataforma de marketing digital Social Beta utilizá-lo em um artigo, no mês de junho. “O fato de ter sido a primeira meta-humana virtual influencer, como a empresa que a criou define,  é, sem dúvida, um bom elemento de marketing para vender a imagem de inovação da personagem. Neste caso, o conceito de meta-humano está muito mais ligado ao fato de ela ser realista, o que, de certa forma não muda muita coisa em relação aos avatares que conhecemos por aqui.”

De acordo com Vicente, o diferencial de Ayayi é a capacidade de escala e sua onipresença, o que um influenciador humano jamais alcançaria. “Sendo uma personagem virtual ela não envelhece, pode trabalhar 24 horas por dia sem férias e, se for carismática, pode ter uma audiência fiel. Em tempos vindouros de metaverso e afins, eu acredito que marcas, produtos e serviços vão querer se apropriar desse tipo de personagem e vejo como uma tendência forte para o futuro do marketing”, explica. Fora da China, além da Lu e de Lil Miquela, Ayayi também tem a companhia de Noonoouri, que já fez campanha para a Vogue, mas possui traços de uma personagem de mangá. A Shudu é uma influenciadora virtual negra, criada em 2017, e classificada como a primeira supermodelo virtual, além de Kenna, de propriedade da marca de cosméticos Kubbco.

Em janeiro de 2020, durante a CES, em Las Vegas, a Samsung, por meio de sua marca Neon, apresentou uma tecnologia de avatares virtuais que utiliza inteligência artificial como base. Na ocasião, a empresa apresentou os termos “humanos artificiais”.

  • A meta-humana Ayayi foi criada em maio deste ano pela Ranmai Technology

    A meta-humana Ayayi foi criada em maio deste ano pela Ranmai Technology

  • Kenna, propriedade da marca de cosméticos Kubbco

    Kenna, propriedade da marca de cosméticos Kubbco

  • Lil Miquela aposta no ultrarrealismo e também já desenvolveu vários projetos para marcas

    Lil Miquela aposta no ultrarrealismo e também já desenvolveu vários projetos para marcas

  • Lu, do Magazine Luiza, referência para as avatares no Brasil

    Lu, do Magazine Luiza, referência para as avatares no Brasil

  • Anúncio publicitário
  • Noonoouri já fez campanha para a Vogue e várias outras marcas

    Noonoouri já fez campanha para a Vogue e várias outras marcas

  • Shudu Gram, uma das primeiras "avatares virtual influencer", criada em 2017 pelo fotógrafo Cameron James

    Shudu Gram, uma das primeiras “avatares virtual influencer”, criada em 2017 pelo fotógrafo Cameron James

    A meta-humana Ayayi foi criada em maio deste ano pela Ranmai Technology

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • avatares
    • Influenciadores
    • inteligência artificial
    • Metaverso
    • Tecnologia
    • tecnologias imersivas

    As mais lidas agora

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Escolhas do editor

      Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

    • Colunas

      Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

    • Carlo Ancelotti
      Carreira

      Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

    • Foto do papa Leão XVI com oficiais peruanos
      Forbes Tech

      Papa Influenciador? Perfil de Leão XIV Recebe Milhares de Seguidores e Verificação no X

    • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano
      Geral

      Fumaça Branca: Novo Papa É Escolhido

    Últimas Notícias

    • Forbes Brasil - Pré-mercado

      Pré-mercado: o Impacto da Queda dos Preços do Petróleo

    • Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

    • Jessica Chou

      Airbnb Expande Serviços e Entra na Disputa pelo Mercado de Turismo Integrado

    • ThiagoNori/GettyImages

      Mercado Errou Ao Projetar Selic na Casa dos 15,75%?

    • Argentino Fatura US$ 15 Milhões em um Mercado de Nicho Que Vai Além dos Celíacos

    • Juliana Azevedo

      Aprenda a Falar Como um CEO

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
    • + Sobre nós
    • + Forbes Store
    • + Revista digital
    • + Anuncie
    • + Contato
    • + Política de Privacidade
    • + Newsletter
    • Cotações por TradingView
    • Mais ricos do Mundo
    • Elon Musk
    • Mark Zuckerberg
    • Jeff Bezos
    • Larry Ellison
    • Bernard Arnault
    • Warren Buffett
    • Larry Page
    • Sergey Brin
    • Bill Gates
    • Mais ricos do Brasil
    • Eduardo Luiz Saverin
    • Vicky Sarfati
    • Jorge Paulo Lemann
    • Marcel Herrmann Telles
    • Carlos Alberto Sicupira e família
    • Alexandre Behring
    • André Santos Esteves
    • Ciência e Tecnologia
    • Inteligência Artificial
    • Melhores Prompts
    • Inovação
    • SpaceX
    • Espaço
    • Nasa
    • Exploração Espacial
    • Asteróide
    • Instagram
    • Tik Tok
    • Apple
    • Listas
    • Bilionários do Mundo
    • Bilionários do Brasil
    • Melhores CEOs
    • Melhores CIOs
    • Melhores CMOs
    • Forbes 50 Over 50
    • Bilionários Agro
    • Mulheres de Sucesso
    • Top Creators
    • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
    • Agro 100
    • Melhores Empresas Privadas dos EUA
    • Forbes Under30
    • Economia e Negócios
    • Bitcoin
    • Mercado Financeiro
    • Investimentos
    • Impostos
    • Commodities
    • Criptomoedas
    • Dólar
    • Imposto de Renda
    • Comportamento e Bem-Estar
    • Saúde Mental
    • Geração Z
    • Relacionamentos
    • Família
    • Trabalho
    • Dicas de Saúde
    • Esportes
    • E-Sports
    • Fórmula 1
    • Futebol
    • Surf
    • Skate
    • Olimpíadas
    • Atletas
    • Entretenimento
    • Netflix
    • Séries
    • Filmes
    • Celebridades
    • Eventos
    • Música
    • Premiações
    • Life Style
    • Portugal
    • Viagens
    • Gastronomia
    • Qualidade de vida
    • Luxo
    • Arte
    • Marcas
    • Carros
    • Meio Ambiente
    • Clima
    • Sustentabilidade
    • Mudanças Climáticas
    • Alimentos
    • COP30
    • Incêndios Florestais
    • Eventos
    • Power Dinner
    • Melhores CEOs
    • Power Lunch 50+
    • Forbes Life Fashion
    • Forbes Party NY
    • Forbes Party Austin
    • Forbes Party SP
    • Melhores CIOs
    • Agro 100
    • Forbes Mulhertes de Sucesso
    • Forbes Mulher Agro
    • Política
    • EUA
    • Brasil
    • China
    • Governo

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.