5 empresas que fazem delivery com drones e robôs

No final de 2021, o iFood testou sua primeira entrega via aeronaves não tripuladas em Sergipe; B2W, Amazon e Rappi também experimentam novas tecnologias.

Andressa Barbosa
Compartilhe esta publicação:

Na Colômbia, o Rappi está ampliando sua frota de robôs que começou inicialmente com 15 unidades (Crédito: Getty Images)

Acessibilidade


Com o início dos testes do iFood, no final de 2021, para entregas efetuadas via drones, a tecnologia passa a ser uma realidade para um número cada vez maior de empresas. Há alguns anos, outras marcas experimentam o uso de robôs autônomos e drones como opção de last-mile. Nos Estados Unidos, a Amazon já realiza entrega por meio de drones e robôs. Em 2021, a rede investiu, por exemplo, na compra da Kiva Systems, startup especializada em robótica para poder ampliar sua frota que já passa de 500 mil máquinas, o que inclui entrega, mas também logística interna. Aqui no Brasil, startups como a Synkar, de robôs autônomos e a SpeedBird, de drones, já atuam no mercado de tecnologias alternativas.

Veja o que já é feito de testes e entregas via drones e robôs na América Latina:

B2W

A varejista B2W, dona de marcas como Sumarino.com, Americanas.com e Shoptime, testa os drones para transportar pacotes de seus centros de distribuição até as lojas, desde 2020.

Rappi

Na Colômbia, seu País de origem, o Rappi testa entrega por meio de minirrobôs, mais especificamente na cidade de Medellín. O experimento é fruto da parceria entre o Rappi e a startup americana KiwiBot e já contabiliza centenas de entregas com uma frota de 15 e em expansão. A ideia também é expandir o projeto para outros países da região.

iFood

Além dos testes feitos com drones, o iFood também testa o uso do robô Ada dentro de um shopping de São Paulo. A Ada terá capacidade para transportar até 30 kg, com autonomia de 12 horas de trabalho por meio de bateria elétrica. O Ada foi desenvolvida pelo iFood em parceria com a Synkar.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

McDonald´s

O McDonald´s se juntou ao iFood para experimentar a entrega de seus combos via drone, também em Aracaju. A ideia é que a rede teste a experiência entregue aos consumidores para expandir o serviço a outras regiões.

Madero

Também por meio de uma parceria com o iFood, a rede de hambúrgueres vai participar dos testes realizados em Aracaju sendo uma das primeiras a comparem a lista de fast-food a entregar via drones, junto com o McDonald´s.

Compartilhe esta publicação: