Decentraland e UNXD organizam desfile de moda no metaverso

A plataforma virtual e o marketplace de luxo especializado em NFTs se uniram para realizar a semana fashion virtual em março .

Luiz Gustavo Pacete
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A UNXD foi responsável por desenvolver NFTs da Dolce & Gabbana (Crédito: Divulgação)

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A Decentraland, plataforma que, em novembro do ano passado vendeu um terreno em seu espaço virtual por US$ 2,4 milhões, se uniu ao marketplace de luxo UNXD, responsável por desenvolver tokens exclusivos da Dolce & Gabbana para realizar, em março deste ano, um desfile de moda totalmente imersivo. Será a primeira semana fashion digital da Decentraland e ocorrerá entre os dias 24 e 27 de março com designers, marcas e fashionistas dispostos a expor suas coleções. O Decentraland tem sua base tecnológica na rede de blockchain Ethereum e a UNXD na Polygon.

Metaverso em alta

Nas redes, a plataforma já convoca os profissionais interessados. Os mundos virtuais batizados de metaversos vêm chamando cada vez mais atenção de investidores, de olho em uma onda de valorização de ativos virtuais. Np final do ano passado, um iarte virtual, desenvolvido inicialmente para ser utilizado em um jogo, foi leiloado por US$ 650 mil. O ativo em formato de NFT, token não fungível, na sigla em inglês, teve como criptomoeda de negociação a Ether.

O modelo The Metaflower Super Mega Yacht foi criado pela empresa especializada em objetos para o metaverso, Republic Realm, para ser usado originalmente no jogo The Sandbox. Este já é o preço mais alto pago por um ativo dentro da plataforma. A mega embarcação possui cabine para DJ, heliporto, banheira de hidromassagem e dá acesso a uma área privada dentro do jogo chamada Fantasy Marina.

Alguns dias antes, a imobiliária especializada em ativos virtuais, Metaverse Group pagou o equivalente a US$ 2,4  milhões por um terreno dentro da Decentraland. A criptomoeda utilizada na transação foi a Mana. De acordo com a Reuters, o terreno fica localizado em uma área chamada Fashion Street e será arquitetado para receber eventos de moda, além de lojas de roupas e avatares.

A Nike, em novembro, anunciou a criação da Nikeland dentro do jogo Roblox. Neste caso, foi recriada a sede da companhia em 3D com o objetivo de atrair novos talentos e permitir que os fãs vejam uma outra faceta da marca. Semanas antes, a empresa já havia solicitado ao Escritório de Marcas e Patentes dos EUA o registro de ativos virtuais que levam seus logos: Nike, Jordan e o slogan Just do It.

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Campo fértil para a moda

No Brasil, a designer de moda brasileira Olivia Merquior, realizou, em outubro, a segunda edição do Brazil Immersive Fashion Week, evento com desfiles imersivos.

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