Foguete chinês cai de volta à Terra fora de controle

O foguete Longa Marcha 5B (CZ-5B) de 23 toneladas e do tamanho de um prédio de 10 andares caiu na costa da Malásia

Eric Mack
Compartilhe esta publicação:
VCG via Getty Images
VCG via Getty Images

O foguete Longa Marcha-5B Y2, do qual uma parte caiu na Terra no Oceano Índico

Acessibilidade


Um foguete chinês de 23 toneladas e do tamanho de um prédio de 10 andares fez uma reentrada descontrolada na atmosfera da Terra hoje (30) na costa da Malásia.

A Força Espacial dos EUA confirmou que o que alguns primeiro confundiram com meteoros era de fato o foguete Longa Marcha 5B (CZ-5B) que enviou com sucesso um novo módulo de laboratório para a estação espacial chinesa Tiangong no início desta semana.

Leia mais: Chance de pedaço de foguete cair em alguém na Terra é de 1 em 10

O Comando Espacial dos EUA escreveu no Twitter que “pode confirmar que a Longa Marcha 5B (CZ-5B) da República Popular da China (RPC) reentrou no Oceano Índico em aprox. 10h45 MDT em 30/07.”

“A República Popular da China não compartilhou informações específicas de trajetória quando seu foguete Longa Marcha 5B caiu de volta à Terra”, advertiu o administrador da NASA Bill Nelson em um comunicado logo após a confirmação da reentrada.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

“Todas as nações espaciais devem seguir as melhores práticas estabelecidas e fazer sua parte para compartilhar esse tipo de informação com antecedência para permitir previsões confiáveis ​​do risco potencial de impacto de detritos, especialmente para veículos pesados, como o Long March 5B, que carrega um risco significativo perda de vidas e bens”.

O astrônomo Jonathan McDowell, um dos principais observadores orbitais, observou que “a reentrada parece ter sido observada de Kuching em Sarawak, Malásia. Detritos caíram no norte de Bornéu, possivelmente em Brunei”.

Esta é a terceira vez que um CZ-5B faz uma reentrada descontrolada nos últimos dois anos.

Não houve relatos imediatos de impacto em terra ou danos causados ​​por detritos.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: