Chuva de meteoros e Mercúrio à vista: os eventos astronômicos de outubro

Neste mês, também está marcado o lançamento da Crew-5, missão da Nasa com a SpaceX

Redação
Compartilhe esta publicação:
Getty Images

Em outubro ocorrem duas chuvas de meteoros, uma delas mais facilmente visualizada do Brasil

Acessibilidade


O mês de outubro será marcado por uma série de eventos astronômicos. O primeiro deles será logo na próxima quarta-feira, 5, com o lançamento da Crew-5, missão da Nasa com a SpaceX ,que tem como propósito levar astronautas para a Estação Espacial. Houve um adiamento do envio, na semana passada, em função dos efeitos causados pelo furacão Ian, na Flórida. A previsão é que a tentativa ocorra novamente às 13h.

Leia mais:  8 curiosidades sobre a NASA que vão além do espaço

No dia 8 de outubro, será um dia especial para quem quer olhar Mercúrio. O planeta estará visível a olho nu entre 5h e 5h50 no horário de Brasília. Isso ocorre porque o planeta está praticamente alinhado com a Terra.

De 8 a 9 de outubro, também será uma janela para presenciar a chuva de meteoros Draconídeas. Segundo os astrônomos, ela pode chegar a seu auge neste período e será visualizada com mais facilidade no Hemisfério Norte. No total, deve ser uma chuva de 10 meteoros por hora. Já entre os dias 21 e 22 de outubro será o alvo da chuva de meteoros Orionídeas, fruto do cometa Halley, essa sim deve ser mais volumosa com cerca de 30 meteoros por hora e visível em qualquer parte do Brasil.

Compartilhe esta publicação: