Telescópio James Webb descobre asteroide do tamanho do Coliseu

O corpo celeste foi considerado como extremamente pequeno em relação ao padrão e identificado entre as órbitas de Marte e Júpiter

Getty Images

O asteroide descoberto tem o tamanho do Coliseu de Roma, mas mesmo assim é considerado extremamente pequeno

Acessibilidade

Astrônomos europeus detectaram, por meio do telescópio James Webb, um asteroide do tamanho do Coliseu de Roma considerado extremamente pequeno. O corpo celeste tem cerca de 200 metros e foi identificado entre as órbitas de Marte e Júpiter. Ainda as informações coletadas até agora sejam inconclusivas, consta que seja o menor corpo celeste observado pelo telescópio até o momento.

Leia mais: Telescópio James Webb foi atingido por raios galácticos, diz a Nasa

A descoberta foi feita enquanto os cientistas analisavam dados de ajustes do Instrumento de Infravermelho Médio do James Webb e por isso identificaram o asteroide. A descoberta reflete diretamente nos estudos que podem indicar a compreensão sobre o surgimento e a evolução do Sistema Solar.

“É um resultado que destaca a capacidade do James Webb de detectar acidentalmente um asteroide anteriormente indetectável no cinturão de asteroides”, disse Bryan Holler, cientista de suporte do Webb no Space Telescope Science Institute em Baltimore, Maryland.

Conteúdo publicitário