
Os aplicativos refletem a cultura e, em 2023, a inteligência artificial generativa capturou a imaginação coletiva dos usuários com sua evolução em tempo real.
A App Store foi lançada em 2008 com 500 aplicativos, agora são 1,8 milhão. Após algumas semanas de inscrições e avaliações, os vencedores do App Store Awards 2023 foram revelados. É importante lembrar que eles são selecionados e aprovados pela própria Apple.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Além da relevância dos apps para os usuários, o impacto social também foi avaliado na premiação deste ano. Os cinco vencedores de cada categoria promovem mudanças positivas para a sociedade. O Pok Pok, por exemplo, é um aplicativo que proporciona uma sala de brinquedos digital para crianças, e foi escolhido não apenas pelo seu tom tranquilizante e design não viciante, mas também por sua missão de incluir crianças diversas.
Leia também:
- Plástico sustentável, IA consciente e combate ao câncer: saiba quem são os jovens cientistas na lista Under 30 EUA 2024
- Nova edição da Forbes traz lista de empresas mais inovadoras do Brasil
- Um ano de ChatGPT: do bot viral de IA à batalha de diretoria da OpenAI
O “App do Ano” para iPhone foi o AllTrails. Lançado em 2010, o AllTrails é agora uma plataforma global, disponível em 191 países, com 420.000 trilhas selecionadas, incluindo a Antártida. Baseado no poder curativo da natureza, a empresa acredita que o tempo ao ar livre é crucial para todos nós. Novos recursos incluem guias para parques, com 200 em oito países.
O “App do Ano” para Apple TV foi o MUBI, um aplicativo de streaming de cinema que visa trazer ótimos filmes para seu iPad, iPhone ou Apple TV. Os filmes vêm de fontes internacionais e incluem trabalhos de diretores como Pedro Almodóvar, Charlotte Wells e Joe Dante, ao longo de várias décadas.
Entre os vencedores de “Impacto Cultural” está o Proloquo, projetado para pessoas mudas, fornecendo uma interface simples que permite ao iPad, por exemplo, falar por elas. É convidativo e eficaz, oferecendo blocos simples com palavras ou imagens para o usuário.
Aqui está a lista completa dos vencedores:
Aplicativos
- App do Ano para iPhone: AllTrails, da AllTrails, Inc.
- App do Ano para iPad: Prêt-à-Makeup, da Prêt-à-Template.
- App do Ano para Mac: Photomator, da UAB Pixelmator Team.
- App do Ano para Apple TV: MUBI, da MUBI, Inc.
- App do Ano para Apple Watch: SmartGym, de Mateus Abras.
Jogos
- Jogo do Ano para iPhone: Honkai: Star Rail, da COGNOSPHERE PTE. LTD.
- Jogo do Ano para iPad: Lost in Play, da Snapbreak Games.
- Jogo do Ano para Mac: Lies of P, da NEOWIZ.
- Jogo do Ano para Apple Arcade: Hello Kitty Island Adventure, da Sunblink.
Vencedores de Impacto Cultural
- Pok Pok, da Pok Pok
- Proloquo, da AssistiveWare
- Too Good To Go, da Too Good To Go
- Unpacking, da Humble Bundle
- Finding Hannah, da Fein Games GmbH
Tendência do Ano
Os aplicativos refletem a cultura e, em 2023, a inteligência artificial generativa capturou a imaginação coletiva dos usuários com sua evolução em tempo real. Os aplicativos começaram a integrar IA ao longo do ano de várias maneiras. Embora muitos recursos ainda estejam em sua infância, deram aos usuários a chance de ver, em primeira mão, a tecnologia em ação e tirar suas próprias conclusões sobre os benefícios e riscos. Além dos vencedores do App Store Award deste ano, os Editores da App Store em todo o mundo destacaram uma coleção de aplicativos de IA generativa que exemplificam a Tendência do Ano.