6 tecnologias que o BBB já testou em mais de 20 edições

Reality da TV Globo estreia com mais inteligência artificial e dados; programa sempre foi hub de experimentação para a emissora

Big Game foi um dos projetos tecnológicos dos últimos anos derivado do programa

Acessibilidade

O Big Brother Brasil (BBB) 24 estreia, nesta segunda-feira, 8. Muito além de revelar celebridades ao Brasil e premiar o campeão com mais de R$1 milhão, dependendo do desempenho, o programa atua como um hub de tecnologia para a Globo. Em suas primeiras edições, o BBB desempenhou papel importante no processo de integração da emissora com as redes sociais, por exemplo.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida.

Neste ano, a expectativa é de que o reality movimente mais de R$1,2 bilhão em patrocínio e 20 patrocinadores, de acordo com o site Meio e Mensagem. Para além da exposição, empresas como Mercado Livre, Chevrolet, iFood, Latam e McDonald ‘s, também testam seus processos, aplicativos e, principalmente, a capacidade que possuem de gerir milhares de dados nas interações feitas a partir do programa.

Veja abaixo 6 tecnologias que o BBB já testou em mais de 20 edições:

  • Divulgação/Globo

    2023
    Inteligência Artificial I
    A edição de 2024 do BBB vai usar inteligência artificial (IA) em várias formas. Uma das principais novidades será a utilização de uma câmera inteligente que vai seguir o líder da casa o tempo todo. A câmera será controlada por IA e vai se mover automaticamente para acompanhar o líder, mesmo que ele esteja em movimento.

  • Foto: Reprodução/Gshow

    2023
    Inteligência Artificial II
    A IA também será usada, nesta edição do BBB, para criar interações mais personalizadas entre os participantes e a produção. Por exemplo, a IA pode ser usada para gerar perguntas personalizadas para os participantes ou para fornecer feedback sobre seu desempenho.

  • 2022
    Smartwatches
    Também na edição de 2022, o diretor da atração, Boninho, explicou em suas redes sociais o que eram os relógios utilizados pelos participantes. Segundo ele, por mais que fossem relógios inteligentes, eles não eram conectados e serviam apenas para informações dos participantes, como frequência cardíaca e monitoramento do bem-estar dos jogadores. O modelo utilizado foi um Galaxy Watch 4, da Samsung.

  • 2022
    Metaverso
    Em 2022, o BBB fez uma experiência batizada de “Metaverso”. A experiência foi dada como prêmio ao participante Arthur Aguiar, que levou o atleta Paulo André na participação. Nela, os participantes experimentaram, com o suporte dos óculos de VR, a imersão em um mundo totalmente digital.

  • Anúncio publicitário
  • Foto: Divulgação

    2022
    Big Game
    Na edição de 2022, a emissora contou com a colaboração da Thoughtworks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia de software para alavancar a inovação digital para desenvolver o Big Game. Em quatro meses de programa, o jogo contou com mais de 300 mil participantes, 1,3 milhão de grupos escalados (cerca de 96 mil por rodada) e mais de 12 milhões de palpites (média de mais de 1 milhão por rodada). 88% das pessoas inscritas palpitaram ao menos uma vez, validando a aceitação do formato junto ao público.

  • Foto: Divulgação

    2020
    Big Data
    O programa exibido em 2020 ficou conhecido por bater vários recordes e tudo em função da gestão de dados feita pela emissora. O paredão entre Manu Gavassi, Prior e Mari Gonzalez, no BBB 20, ultrapassou a barreira de 1,5 milhões de votos e entrou até para o Guiness World Records como a maior votação de um programa de TV no mundo. Esse fluxo de votações gerou uma série de fluxos de dados e gestão de tráfego.

Divulgação/Globo

2023
Inteligência Artificial I
A edição de 2024 do BBB vai usar inteligência artificial (IA) em várias formas. Uma das principais novidades será a utilização de uma câmera inteligente que vai seguir o líder da casa o tempo todo. A câmera será controlada por IA e vai se mover automaticamente para acompanhar o líder, mesmo que ele esteja em movimento.


Conteúdo publicitário