TV invisível e fazenda portátil: os 10 produtos mais inovadores da CES 2024

Durante a feira, o “CES Innovation Awards” premia iniciativas de destaque e relevância e conta com jurados de empresas como Microsoft, Meta, HP, Nvidia, 3M e Adobe

Divulgação
Divulgação

A janela transparente interativa da AUO Corporation foi uma das escolhidas pela premiação de produtos mais inovadores da CES 2024.

Acessibilidade

Durante a CES, principal evento de negócios e tecnologia do mundo, ocorre o “CES Innovation Awards”, competição anual que homenageia os produtos mais inovadores do mercado. Entre os jurados da premiação estão especialistas de empresas como Microsoft, Meta, HP, Nvidia, 3M e Adobe.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Entre os produtos selecionados estão veículos elétricos dobráveis, telas invisíveis para televisores e janelas, dispositivos para auxiliar pessoas com deficiência e módulos inteligentes para agricultura. A taxa inicial de inscrição para a premiação em 2024 foi de US$ 399,00 para expositores e US$ 799,00 para outros interessados.

Leia também:

Confira alguns destaques da lista de vencedores do CES Innovation Awards 2024:

  • Divulgação

    LG 4K OLED T, LG Electronics Inc.

    A primeira TV OLED transparente possui um design personalizável com prateleiras feitas de metal, assemelhando-se a móveis. A tecnologia de aprimoramento de contraste motorizado exibe seletivamente elementos essenciais, aprimorando a transparência e o efeito 3D. Para conteúdos imersivos como filmes, ela utiliza o sombreamento, criando uma experiência de visualização dupla — que pode transitar para uma tela preta quando necessário.

  • Divulgação

    AirFarm, por Midbar Co., Ltd.

    A AirFarm é a primeira fazenda inflável do mundo. Ela permite a produção de alimentos a qualquer hora, em qualquer lugar. A tecnologia utilizada converte a umidade do ar em água em tempo real, além de recircular a umidade produzida pelas culturas de volta às raízes, tornando-se a primeira fazenda do mundo que opera sem infraestrutura hídrica. Notavelmente, reduz os requisitos de água em 99% em relação à agricultura tradicional e 90% em relação aos concorrentes da agricultura vertical.

  • Divulgação

    Honda Motocompacto, Honda

    O Motocompacto redefine o transporte pessoal elétrico e acessível com um design simples, além da estrutura compacta e dobrável. O veículo de zero emissões foi projetado para as realidades modernas da mobilidade urbana, oferecendo aos condutores uma alternativa de transporte fácil e que reduz significativamente a pegada de carbono.

  • Divulgação

    Janela Transparente Interativa, por AUO Corporation

    A janela interativa atende a uma variedade de necessidades, desde funções básicas de entretenimento e reuniões online até experiências interativas de realidade aumentada/mista, indo além do ambiente do veículo. Além disso, a janela aprimora proativamente a segurança emitindo alertas aos passageiros quando eles tentam abrir a porta sem perceber a aproximação de veículos, aproveitando a conectividade com câmeras nos retrovisores laterais.

  • Anúncio publicitário
  • Divulgação

    FreePower, por Aira, Inc.

    O FreePower pode transformar qualquer bancada em um carregador sem fio, de mesas de bares e restaurantes à ilha de cozinha ou mesa de escritório. O equipamento pode acomodar vários aparelhos ao mesmo tempo.

  • Divulgação

    Sistema de detecção de armas, Bosch

    Esse sistema é o primeiro a combinar inteligência artificial de vídeo e áudio para segurança proativa. O equipamento praticamente invisível oferece uma abordagem suave para prevenir situações relacionadas a armas em escolas, por exemplo.

  • Divulgação

    GUIDi, por AI Guied Limited

    O GUIDi é um cinto inteligente de IA que auxilia deficientes visuais. A proposta do equipamento é melhorar o sistema de navegação pessoal dos usuários — independentemente da internet ou do GPS. O GUIDi funciona com câmeras duplas, módulo de IA de borda personalizado com integração de sensores, sistema de navegação háptica e comando de voz.

  • Divulgação

    Phantom, por Afference

    A tecnologia utilizada no Phantom possibilita a sensação de toque na era da computação espacial. O equipamento fornece feedback háptico com granularidade para os dedos por se conectar diretamente ao sistema nervoso. Os anéis de autoalinhamento fornecem uma interface transparente que permite transições entre o mundo digital e físico. O display usado no pulso oferece uma interface móvel e sem fio para qualquer fone de ouvido de computação espacial, óculos ou dispositivo móvel.

  • Divulgação

    Motionsleep, por 10minds Co.

    O travesseiro de movimento foi desenvolvido para aprimorar a experiência de sono de indivíduos que roncam ou enfrentam desconforto respiratório. Ele não apenas detecta inteligentemente os sons de ronco, mas também mede com precisão os níveis de saturação de oxigênio. Através do movimento de 7 airbags, ajusta dinamicamente as posições da cabeça e das costas, criando um ambiente de respiração confortável e reduzindo o ronco.

  • Divulgação

    NutriStation, por Algocare

    O NutriStation é um hub doméstico inteligente que propõe revolucionar o gerenciamento de saúde. Combinando uma análise holística do comportamento do usuário e o controle preciso da ingestão nutricional, a pessoa pode acompanhar com eficiência seus objetivos de saúde e gerenciar seu estilo de vida. Integrando-se com dispositivos domésticos de IoT, a IA da Nurtistation analisa as atividades diárias para fornecer a combinação otimizada de nutrientes aos usuários por meio do serviço de personalizado de nutrição em tempo real.

Divulgação

LG 4K OLED T, LG Electronics Inc.

A primeira TV OLED transparente possui um design personalizável com prateleiras feitas de metal, assemelhando-se a móveis. A tecnologia de aprimoramento de contraste motorizado exibe seletivamente elementos essenciais, aprimorando a transparência e o efeito 3D. Para conteúdos imersivos como filmes, ela utiliza o sombreamento, criando uma experiência de visualização dupla — que pode transitar para uma tela preta quando necessário.

Com 130 mil ingressos vendidos e mais de 4 mil expositores, a feira ocorre até a próxima sexta-feira (12) em Las Vegas. A lista completa de produtos e jurados está disponível no site do evento.


Conteúdo publicitário