Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Ascensão e queda do Koo: 50 milhões de usuários e muitos desafios financeiros

Ascensão e queda do Koo: 50 milhões de usuários e muitos desafios financeiros

Criado em 2020, app indiano ganhou fama com a crise do Twitter e chegou a levantar R$ 330 milhões em investimentos, mas fracassou no modelo de negócios

Pacete
04/07/2024 Atualizado há 10 meses

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

O app chegou a ter mais de 50 milhões de usuários globalmente em 2022, sendo que, somente do Brasil, haviam 13,3 milhões de pessoas

O Koo, aplicativo que ficou conhecido como “Twitter indiano”, deixará de existir. A empresa anunciou que está encerrando suas operações por desafios financeiros. Recentemente, o Koo lidava com negociações para ser comprado pela plataforma de notícias indiana Dailyhunt, negócio que não foi concretizado e agravou ainda mais os problemas de receitas.

Criada em 2020 pelos empreendedores Aprameya Radhakrishna, até então CEO, e Mayank Bidawatka, a rede chegou a levantar, em dois anos de existência, mais de R$330 milhões em rodadas de investimento que inclui fundos importantes como Tiger Global, Accel, Blume Ventures e outros.

O app chegou a ter mais de 50 milhões de usuários globalmente em 2022, sendo que, somente do Brasil, haviam 13,3 milhões de pessoas. Na ocasião, a plataforma estava em 100 países , momento em que ganhou fama mundial como uma opção ao Twitter, que na época foi comprado por Elon Musk. No entanto, após a rápida ascensão, a empresa teve desafios de retenção de usuários e geração de receitas. No ultimo mês, contabilizava pouco mais de 2 milhões de pessoas ativas.

De acordo com os criadores da plataforma, o nome Koo remete a um recurso linguístico que imita o som de um pássaro. No final de 2022, Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da RankMyApp – empresa especializada em mobile marketing -, afirmou, em entrevista para a Forbes Brasil, que ainda era cedo para definir se a nova rede iria vingar ou não passar de um hit instantâneo. “Mas é fato que os números recentes do Koo no Brasil chamam a atenção tanto em downloads quanto em avaliações”. Na ocasião, o levantamento do RankMyApp mostrava que o Koo avia superado o Twitter em avaliação e download entre os brasileiros.

Leia também

  • Forbes MKT

    Mozi: A Nova Rede Social do Cofundador do Twitter

  • Forbes MKT

    Do Nascimento Do Twitter Ao Surgimento do Uber: 5 Momentos Icônicos Do SXSW

  • Foto de Elon Musk
    Forbes Money

    SEC Processa Elon Musk por Divulgação Tardia de Participação no Twitter

  • Getty Images
    Forbes Tech

    5 Polêmicas Envolvendo Elon Musk e o X em 2024

  • Forbes Money

    Como o Bilionário Elon Musk Ganha e Gasta o Seu Dinheiro

  • Forbes Tech

    X Paga Multas Impostas Pelo STF e Pede Liberação de Funcionamento no Brasil

Apesar de todo sucesso pontual, no ano de 2023 o Koo chegou a demitir 30% de seus profissionais e tentou novas rodadas de investimentos, mas sem êxito.

Em seu LinkedIn, Mayank Bidawatka lamentou a decisão e reforçou que o aplicativo, mais do que uma rede social, também era motivo de orgulho para a Índia. “Vimos uma oportunidade de democratizar a expressão em vários idiomas em um mundo dominado pelo inglês. Percebemos que 80% do mundo fala um idioma diferente do inglês, mas o inglês domina todas as plataformas sociais. Queríamos criar um espaço inclusivo para todas as pessoas, independentemente da língua que falavam e de quem eram ou no que acreditavam”, escreveu o fundador.

Em entrevista à Forbes Índia, em 2021, Aprameya Radhakrishna reforçou que o projeto não precisava necessariamente de cifras bilionárias de investimentos. “Você realmente não precisa de um bilhão de dólares para construir este negócio”, afirmou. “Não há receita agora. Ela virá depois. O app, primeiro, tem que ser impulsionado pela base de usuários, e então pode ser monetizado”, disse o executivo.

Veja 4 plataformas que viveram o hype e a desilusão:

  • Clubhouse

O Clubhouse é uma rede social que possui somente rodas de bate-papo com áudio para convidados, ou seja, para entrar no aplicativo precisa receber o convite de alguém que já tem uma conta na Clubhouse. O app foi lançado em 2020 pela Alpha Exploration Co. Em janeiro de 2021, a plataforma foi avaliada em US$1 bilhão, mas pouco tempo depois a popularidade foi caindo devido a exclusividade da plataforma e por conta que outras redes sociais também começaram a copiar o formato.
    Divulgação/Clubhouse

    Clubhouse

    O Clubhouse é uma rede social que possui somente rodas de bate-papo com áudio para convidados, ou seja, para entrar no aplicativo precisa receber o convite de alguém que já tem uma conta na Clubhouse. O app foi lançado em 2020 pela Alpha Exploration Co. Em janeiro de 2021, a plataforma foi avaliada em US$1 bilhão, mas pouco tempo depois a popularidade foi caindo devido a exclusividade da plataforma e por conta que outras redes sociais também começaram a copiar o formato.

  • Lensa

O Lensa é um editor de fotos lançado em 2016 pela Prisma Lab Inc., que corrige algumas falhas das fotos e permite criar avatares com imagens compartilhadas pelo usuário. O recurso Magic Avatars só é disponibilizado na versão paga do aplicativo, possibilitando ao usuário a criação de imagens elaboradas com fundos e cenários diferentes através da IA. Especialistas acenderam um alerta para que os usuários fiquem atentos à apps como o Lensa, que recolhem informações pessoais e de aparência, pois não se sabe como essas informações poderão ser utilizadas futuramente.
    Reprodução

    Lensa

    O Lensa é um editor de fotos lançado em 2016 pela Prisma Lab Inc., que corrige algumas falhas das fotos e permite criar avatares com imagens compartilhadas pelo usuário. O recurso Magic Avatars só é disponibilizado na versão paga do aplicativo, possibilitando ao usuário a criação de imagens elaboradas com fundos e cenários diferentes através da IA. Especialistas acenderam um alerta para que os usuários fiquem atentos à apps como o Lensa, que recolhem informações pessoais e de aparência, pois não se sabe como essas informações poderão ser utilizadas futuramente.

  • Koo

O Koo surgiu como uma alternativa para usuários do Twitter após a circulação de rumores de que a rede social comprada por Elon Musk iria acabar. A rede social foi desenvolvida na Índia e possui design e alguns recursos semelhantes ao Twitter, muitos brasileiros se cadastraram na plataforma, mas especialistas afirmam que a rede social não ficou muito tempo no hype por conta que não caiu no gosto do público. Ainda existem alguns perfis ativos dentro do Koo, mas a atividade maior segue no Twitter.
    Getty Images

    Koo

    O Koo surgiu como uma alternativa para usuários do Twitter após a circulação de rumores de que a rede social comprada por Elon Musk iria acabar. A rede social foi desenvolvida na Índia e possui design e alguns recursos semelhantes ao Twitter, muitos brasileiros se cadastraram na plataforma, mas especialistas afirmam que a rede social não ficou muito tempo no hype por conta que não caiu no gosto do público. Ainda existem alguns perfis ativos dentro do Koo, mas a atividade maior segue no Twitter.

  • Google+

Em uma tentativa de emplacar a própria rede social, o Google lançou o Google+ como rival direto do Facebook, com recursos de comunicação e compartilhamento, além de permitir ao usuário o uso de outras ferramentas do Google junto a rede social. O Google+ teve seu fim decretado em abril de 2019, a decisão foi tomada ainda em 2018 após um vazamento dos dados de mais de 500 mil usuários aos desenvolvedores da plataforma. Para não perder todo o investimento, o Google+ virou uma rede social dedicada ao setor corporativo.
    Divulgação/Google

    Google+

    Em uma tentativa de emplacar a própria rede social, o Google lançou o Google+ como rival direto do Facebook, com recursos de comunicação e compartilhamento, além de permitir ao usuário o uso de outras ferramentas do Google junto a rede social. O Google+ teve seu fim decretado em abril de 2019, a decisão foi tomada ainda em 2018 após um vazamento dos dados de mais de 500 mil usuários aos desenvolvedores da plataforma. Para não perder todo o investimento, o Google+ virou uma rede social dedicada ao setor corporativo.

    Divulgação/Clubhouse

    Clubhouse

    O Clubhouse é uma rede social que possui somente rodas de bate-papo com áudio para convidados, ou seja, para entrar no aplicativo precisa receber o convite de alguém que já tem uma conta na Clubhouse. O app foi lançado em 2020 pela Alpha Exploration Co. Em janeiro de 2021, a plataforma foi avaliada em US$1 bilhão, mas pouco tempo depois a popularidade foi caindo devido a exclusividade da plataforma e por conta que outras redes sociais também começaram a copiar o formato.

    Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

    Tópicos

    • App
    • Koo
    • redes sociais
    • social media
    • Twitter

    As mais lidas agora

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Escolhas do editor

      As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

    • Escolhas do editor

      Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

    • gado monitorado por IA
      Forbes Agro

      Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

    • Colunas

      Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

    • Carlo Ancelotti
      Carreira

      Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

    Últimas Notícias

    • ibovespa

      Ibovespa Cai, Após Quebrar Recorde na Terça; Dólar Avança

    • O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é retratado em seu prédio no Rio de Janeiro

      Petrobras Não Deve Reduzir Investimentos no Próximo Plano, Diz Diretora

    • Divulgação/CVC

      CVC Deve Desacelerar Abertura de Lojas em 2025, Mas Seguirá Acima da Média

    • Carros elétricos I-Pace, da Jaguar, em centro da Waymo nos EUA

      Waymo Faz Recall de 1.200 Carros Autônomos nos EUA após Colisões

    • Copa do Mundo Feminina no Brasil reunirá 32 seleções de todo o planeta fifa

      Fifa Pretende Obter Receita de US$ 1 Bilhão com Copa do Mundo Feminina no Brasil

    • Cortes de empregos ao longo dos próximos dois anos na Burberry afetarão principalmente cargos administrativos

      Ações da Burberry Disparam 18% após Anúncio de Corte de 1.700 Empregos

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
    • + Sobre nós
    • + Forbes Store
    • + Revista digital
    • + Anuncie
    • + Contato
    • + Política de Privacidade
    • + Newsletter
    • Cotações por TradingView
    • Mais ricos do Mundo
    • Elon Musk
    • Mark Zuckerberg
    • Jeff Bezos
    • Larry Ellison
    • Bernard Arnault
    • Warren Buffett
    • Larry Page
    • Sergey Brin
    • Bill Gates
    • Mais ricos do Brasil
    • Eduardo Luiz Saverin
    • Vicky Sarfati
    • Jorge Paulo Lemann
    • Marcel Herrmann Telles
    • Carlos Alberto Sicupira e família
    • Alexandre Behring
    • André Santos Esteves
    • Ciência e Tecnologia
    • Inteligência Artificial
    • Melhores Prompts
    • Inovação
    • SpaceX
    • Espaço
    • Nasa
    • Exploração Espacial
    • Asteróide
    • Instagram
    • Tik Tok
    • Apple
    • Listas
    • Bilionários do Mundo
    • Bilionários do Brasil
    • Melhores CEOs
    • Melhores CIOs
    • Melhores CMOs
    • Forbes 50 Over 50
    • Bilionários Agro
    • Mulheres de Sucesso
    • Top Creators
    • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
    • Agro 100
    • Melhores Empresas Privadas dos EUA
    • Forbes Under30
    • Economia e Negócios
    • Bitcoin
    • Mercado Financeiro
    • Investimentos
    • Impostos
    • Commodities
    • Criptomoedas
    • Dólar
    • Imposto de Renda
    • Comportamento e Bem-Estar
    • Saúde Mental
    • Geração Z
    • Relacionamentos
    • Família
    • Trabalho
    • Dicas de Saúde
    • Esportes
    • E-Sports
    • Fórmula 1
    • Futebol
    • Surf
    • Skate
    • Olimpíadas
    • Atletas
    • Entretenimento
    • Netflix
    • Séries
    • Filmes
    • Celebridades
    • Eventos
    • Música
    • Premiações
    • Life Style
    • Portugal
    • Viagens
    • Gastronomia
    • Qualidade de vida
    • Luxo
    • Arte
    • Marcas
    • Carros
    • Meio Ambiente
    • Clima
    • Sustentabilidade
    • Mudanças Climáticas
    • Alimentos
    • COP30
    • Incêndios Florestais
    • Eventos
    • Power Dinner
    • Melhores CEOs
    • Power Lunch 50+
    • Forbes Life Fashion
    • Forbes Party NY
    • Forbes Party Austin
    • Forbes Party SP
    • Melhores CIOs
    • Agro 100
    • Forbes Mulhertes de Sucesso
    • Forbes Mulher Agro
    • Política
    • EUA
    • Brasil
    • China
    • Governo

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.