A 2ª edição do World Humanoid Robot Games (Olimpíada de Robôs Humanoides) começou neste sábado (22), em Pequim, na China.
A equipe do Brasil que participa da competição realizou uma etapa de preparação na última semana e estreia neste domingo (22) às 8h, no horário de Brasília.
A categoria Humanoid Adult Size Soccer é dedicada a partidas de futebol disputadas por times de cinco robôs humanoides de tamanho adulto.
Além de executar movimentos tradicionais do futebol, como o chute, a modalidade exige que os robôs sejam capazes de tomar decisões e interagir na partida de forma autônoma.
O Brasil estreia contra o time D.D Fantasy, da China. A partida marca o início da campanha e será decisiva para garantir uma vaga nas fases finais da competição.
Os jogos da fase eliminatória acontecem entre os dias 22 e 26 de agosto. A semifinal está prevista para terça-feira (25), enquanto a disputa pelo título acontece na quarta-feira (26).
A time do Brasil é formada por Lucas Reis (CEIA-UFG), Isabela Moura (UFPE), Riel Joaquim (UFPE), Pedro Pizarro (USP), Caio Lucena (UNEB), Guilherme Escudeiro (Centro Universitário FEI) e João Victor Aguiar, pesquisador da área de robótica e IA (Centro Universitário FEI). À frente da equipe está o pesquisador Flavio Tonidandel, vice-presidente da RoboCup Brasil e da RoboCup Federation.