Centro de coordenação para exportação de grãos da Ucrânia é inaugurado

O Centro de Coordenação Conjunta (JCC) em Istambul supervisionará as partidas de três portos ucranianos

Reuters
Compartilhe esta publicação:
REUTERS/Dmytro Smolienko
REUTERS/Dmytro Smolienko

A Rússia e a Ucrânia assinaram o acordo, intermediado por Ancara e as Nações Unidas.

Acessibilidade


O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, inaugurou hoje (27) um centro em Istambul para supervisionar a exportação de grãos ucranianos após um acordo histórico da Organização das Nações Unidas na semana passada, com os primeiros embarques previstos para partir dos portos do Mar Negro em poucos dias.

A Rússia e a Ucrânia assinaram o acordo, intermediado por Ancara e as Nações Unidas, na sexta-feira para reabrir as exportações de grãos e fertilizantes que foram bloqueadas pela guerra para aliviar uma crise alimentar internacional.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

O Centro de Coordenação Conjunta (JCC) em Istambul supervisionará as partidas de três portos ucranianos nos quais os navios devem contornar as minas e realizará inspeções relacionadas a armas nos navios.

Todos os navios passam por águas turcas e todas as partes nomearam representantes no JCC para monitorar a implementação do plano. Um total de 20 funcionários da Ucrânia, Rússia, Turquia e das Nações Unidas trabalharão lado a lado lá.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Falando na Universidade de Defesa Nacional no distrito de Levent, onde o JCC está localizado, Akar disse que mais de 25 milhões de toneladas de grãos estão esperando para serem exportados.

“Atualmente, a preparação e o planejamento continuam para os primeiros navios carregados de grãos que deixarão os portos ucranianos”, disse Akar a repórteres no centro de monitoramento.

Compartilhe esta publicação: