Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / Citrosuco, líder global em suco de laranja, investe em inovação e sustentabilidade

Apresentado por

Citrosuco, líder global em suco de laranja, investe em inovação e sustentabilidade

A empresa do Grupo Votorantim está de olho em um consumidor global de bebidas que está mudando seus hábitos de consumo

Vera Ondei
28/12/2023 Atualizado há 1 ano

Acessibilidade

Grace Cary/Getty Images
Grace Cary/Getty Images

A previsão para 2023 é de que o setor global da laranja movimente US$ 3,67 bilhões.

A maior exportadora global de suco de laranja, a brasileira Citrosuco quer mais. Mas ela quer mais não apenas em fatias de mercado, mas pensando em satisfazer um consumidor de suco antenado com o que vai para o seu copo. A empresa pertence ao Grupo Votorantim,conglomerado multinacional controlado pela família Ermírio de Moraes que no ano passado faturou R$ 52,9 bilhões. Com sede em Matão (SP), a Citrosuco responde por 25% do mercado global de suco de laranja e por 45% do mercado brasileiro da bebida.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

“Esse é um setor em que a gente consegue criar valor”, afirma Marcelo Abud, 48 anos, presidente da Citrosuco. “É um setor em que lideramos e, ao mesmo tempo, levamos o Brasil a crescer economicamente por ser relevante demais para o próprio país e para o mundo.” A empresa é dona de 25 fazendas que produzem laranja nos estados de São Paulo e Minas Gerais. São cerca de 80 mil hectares de pomares, mais os agricultores parceiros que entregam a fruta em três unidades industriais. Para movimentar cargas no mundo, a Citrosuco possui terminais portuários no Brasil, EUA, Bélgica, Japão e Austrália, sendo que os carregamentos de suco são transportados em seis navios próprios.

A previsão para 2023 é de que o setor global da laranja movimente US$ 3,67 bilhões, devendo atingir US$ 4,58 bilhões até 2028, crescendo a um CAGR de 4,53% durante esses cinco anos, segundo a consultoria Mordor Intelligence. Para Abud, entender o que o consumidor global deseja ajuda a empresa a entender as mudanças que precisa fazer, como investir em fazendas mais sustentáveis e digitalizadas, em processos industriais personalizados e atender demandas específicas. Não por acaso, no fim do ano passado, a Citrosuco criou a Evera, uma empresa dedicada a ingredientes da laranja, após investir cerca de US$ 10 milhões em pesquisas, desenvolvimento e instalações nos últimos anos. “Sempre temos no radar os desafios, por exemplo, elevando a barra da rastreabilidade dos produtos dentro da cadeia do suco”, afirma Abud.

Leia também: 

  • Citigroup deve concluir reorganização no 1º trimestre, com custo de US$ 1 bilhão
  • Safra de laranja 2023/24 em São Paulo e Minas Gerais deve chegar a 309,34 milhões de caixas
  • “Vi um projeto muito ambicioso pela frente”, diz CEO da Citrosuco, dona de 25 fazendas de laranja

Os principais novos consumidores em que a companhia está de olho ficam nos Estados Unidos e na China, embora a Europa seja um mercado tradicional e relevante. Os EUA são os maiores consumidores da bebida, com cerca de 1,5 bilhão de litros por ano. Mas esse volume já foi maior. “O mercado norte-americano não está crescendo, mas está saindo do consumo de suco diluído para o suco 100% puro e integral”, revela Abud. “Esse consumidor valoriza muito a laranja brasileira porque sabe da qualidade do produto. No ano passado, a demanda cresceu algo em torno de 25%, porque há uma mudança de hábito para um produto mais caro, mais premium e, por isso, falamos de crescimento de valor da Citrosuco no mercado.” De acordo com o executivo, embora haja uma mini pasteurização, “é como se esse consumidor lá dos EUA estivesse tomando um suco espremido numa padaria de São Paulo, de qualidade e feito na hora, e isso traz margens melhores para a cadeia inteira”.

Outro mercado movido por mudanças de hábito é o chinês. Na safra 2022/23, encerrada em 30 de junho, foram 81,2 mil toneladas, comercializadas por US$ 242 milhões, valor 154% superior ao do período anterior. Abud conta que a política da Citrosuco no país asiático é complexa e depende da ajuda de um parceiro local. “Porque ele conhece o consumidor e a gente vai trabalhando um produto para ficar mais ajustado ao paladar local”, afirma. O chinês, ao contrário de outros povos, não bebe suco no café da manhã ou nas refeições, mas como um lanche no meio do dia, com o papel de um energético. E mais: além do suco puro, tem crescido na China o consumo de blends de suco de laranja com chá. “Estamos aprendendo com o consumidor para poder customizar esse mercado. A China tem um ecossistema incrível, onde você pode lançar um novo produto, pesquisar qual a sua demanda, por exemplo no Alibaba, e depois de fato produzir.” Para Abud, as pesquisas da empresa mostram que existe espaço potencial para o suco de laranja no café da manhã do chinês, ou seja, perspectiva de mudança de hábito. “A gente dobra de tamanho a cada ano, em relação ao volume vendido na China. Vamos com calma, mas esse é o caminho.”

No ano passado, o Brasil exportou 2,488 milhões de toneladas de sucos de laranja (concentrado e congelado, FCOJ na sigla em inglês, e a bebida pronta para beber, a NFC), por US$ 1,975 bilhão, valor 21% acima do total do ano anterior. No primeiro semestre de 2023, os embarques somaram 1,277 milhão de toneladas, por US$ 1,003 bilhão, valor 19,2% acima do total do mesmo período de 2022, de acordo com dados do Ministério da Agricultura (Mapa). O país responde por cerca de 80% das exportações globais e quer ampliar ainda mais a sua presença no mundo.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Citrosuco

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • Foto do papa Leão XVI com oficiais peruanos
    Forbes Tech

    Papa Influenciador? Perfil de Leão XIV Recebe Milhares de Seguidores e Verificação no X

  • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano
    Geral

    Fumaça Branca: Novo Papa É Escolhido

Últimas Notícias

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: o Impacto da Queda dos Preços do Petróleo

  • Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

  • Jessica Chou

    Airbnb Expande Serviços e Entra na Disputa pelo Mercado de Turismo Integrado

  • ThiagoNori/GettyImages

    Mercado Errou Ao Projetar Selic na Casa dos 15,75%?

  • Argentino Fatura US$ 15 Milhões em um Mercado de Nicho Que Vai Além dos Celíacos

  • Juliana Azevedo

    Aprenda a Falar Como um CEO

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.