Apresentado por       

Em cada bocado de uma ceia de natal tem um produtor rural

Confira o que os homens e as mulheres do campo produzem para a noite de 24 de dezembro

Redação
Compartilhe esta publicação:
Guetty
Getty

Produtos que vêm do campo fazem as ceias mais saborosas

Acessibilidade


As ceias de natal, que ocorrem nesta noite de 24 de dezembro, têm alguns símbolos. Entre eles os pratos se destacam na confraternização que carrega simbolismo e religiosidade. A origem da ceia ocorreu na Europa. Era comum as famílias deixarem a porta de casa aberta, na noite de natal, para acolher viajantes e peregrinos que então eram alimentados. Com o tempo, cada país modelou suas características locais à celebração.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

No Brasil, a mesa de alimentos, farta ou modesta, ganhou pratos típicos, como o peru ou o chester, a farofa, o tender, o salpicão, a rabanada, o pavê e o panetone. Se não todos, ao menos um provavelmente faz parte do cardápio da noite. Confira:

  • Gettyimages

    Peru

    Perus são mais do que apenas “frangos grandes”. Sua carne branca tem destacadas credenciais de saúde, como mais proteína por quilo do que outras carnes, e menos gordura e calorias do que muitos outros alimentos.

    Atualmente, o Brasil produz cerca de 150 mil toneladas de carne de peru. Desse total, 70% são consumidos no mercado interno e 30% são exportados a cerca de 70 países. Neste ano, os dados mais recentes são 47,5 mil toneladas embarcadas por US$ 144,3 milhões.

  • Perdigão_Divulgação

    Chester

    No Brasil, o frango “chester” se tornou a proteína mais popular da ceia de natal. A palavra Chester, na verdade, é uma marca registrada lançada em 1982 e não um produto (como ocorreu para Bombril ou Catupiry, que também são marcas). O “chester” ou o “superfrango” é um frango maior que a ave convencional, fruto do trabalho de seleção genética ao longo dos últimos 40 anos. Para isso, foram selecionadas as aves com maior rendimento do peito (chester). Nessas criações, 70% do peso da ave está nas coxas e no peito. Os estados que mais produzem o chester são Paraná e Santa Catarina.

  • Sadia_Divulgação

    Tender

    O tender é o pernil do porco, defumado e processado. Assim, a carne fica parecida com um presunto. No Brasil, ele se tornou uma opção complementar na ceia de natal. É uma carne firme, com pouca gordura e um sabor acentuado que combina com saladas e entradas para a ceia. O país é o quarto maior produtor de carne suína do mundo.

    Em 2023, foram produzidas cerca de 5 milhões de toneladas, das quais 1,2 milhão de toneladas foram exportadas. O consumo interno de carne suína tem sido estável nos últimos anos, na média de 18 quilos per capita.

  • Freepik

    Salpicão

    Espécie de salada, o salpicão se tornou um dos acompanhamentos mais presentes nas ceias natalinas. O principal ingrediente é o frango desfiado, que depois leva batatas, cenoura, uvas passas, nozes picadas e outros condimentos. A salada é um prato comum na cozinha mexicana e francesa. O Brasil é o maior produtor e exportador de carne de frango do mundo.

    Neste ano, a produção foi de cerca de 14,8 milhões de toneladas, das quais 5 milhões de toneladas foram exportadas e 10 milhões de toneladas foram destinadas ao consumo interno. O consumo per capita tem crescido nos últimos anos. Em 2023 foram 46 quilos, 1,8% acima de 2022, e para 2024 a estimativa é crescer até 2,2%.

  • Anúncio publicitário
  • Getty

    Farofa

    A farofa está presente no prato dos brasileiros durante todo o ano, mas no Natal ganha versões caprichadas com uva passa, castanhas, azeitona, banana, entre outros. O principal ingrediente é a mandioca, a matéria prima dessa farinha, que pode ser em flocos ou refinada. O Brasil deve fechar 2023 com 18,4 milhões de toneladas de mandioca colhidas em uma área total de 1,24 milhão de hectares. O Pará é o estado com a maior produção da raiz, seguido por Paraná e Bahia. Juntos, representam quase metade da produção nacional.

  • Gettyimages

    Panetone

    O pão com frutas cristalizadas inventado na Itália caiu no gosto do brasileiro e entrou para o cardápio natalino. O “Pan de Tone” chegou ao Brasil no século 19, trazido por imigrantes europeus. Os principais ingredientes são a farinha de trigo, as frutas e o chocolate, na versão Chocotone.

    O Brasil tem aumentado a sua produção de trigo, mas ainda não é autossuficiente. O consumo anual é de 10,5 milhões de toneladas, das quais 94% da produção vão para o processamento industrial, 3% como reserva de semente e cerca de 3% para alimentação animal. Na safra 2023/24, o Brasil deve importar 5,6 milhões de toneladas. De frutas, o país é o terceiro maior produtor, com cerca de 59 milhões de toneladas, sendo as mais importantes a laranja, a banana e o abacaxi.

    Especificamente de cacau, a matéria-prima do chocolate, o Brasil ocupa a sétima posição no mundo, com cerca 250 mil toneladas de amêndoas produzidas.

  • Gettyimages

    Pavê

    Virou piada (“é pavê ou para comer?”), mas também um símbolo da ceia de natal. O doce de origem francesa (“pavage” significa “pavimento”), é feito de camadas de creme, onde o principal ingrediente é o leite, ovos e o creme de leite, mais bolacha e chocolate.

    O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com cerca de 35 bilhões de litros por ano. A atividade está em 98% dos municípios do país, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades, além de gerar emprego para cerca de 4 milhões de pessoas. Minas é o maior produtor, com quase 30% do total, seguida por Paraná e Rio Grande do Sul, com cerca de 12% cada.

  • Gettyimages

    Rabanada

    De origem portuguesa, a rabanada é um doce muito comum na ceia de natal. É preparado com fatias de pão amanhecido, leite, ovos e polvilhado com açúcar e canela. A rabanada é considerada um símbolo de prosperidade e fartura.

    Os ovos são o principal ingrediente na mistura com o leite, e o açúcar e canela completam o sabor. No Brasil, a produção de ovos em 2023 deve fechar em 40 bilhões de unidades, aumento de 10,8% em relação a 2022. Os maiores produtores de ovo do mundo são China, Estados Unidos, Índia, Japão, México, Brasil, Rússia, Indonésia, Ucrânia e Turquia. Já no açúcar, o Brasil reina. Como maior produtor e exportador do mundo, o ciclo 2023/24 foi estimado em recorde de 42,7 milhões de toneladas, ante 40,4 milhões na safra anterior.

Gettyimages

Peru

Perus são mais do que apenas “frangos grandes”. Sua carne branca tem destacadas credenciais de saúde, como mais proteína por quilo do que outras carnes, e menos gordura e calorias do que muitos outros alimentos.

Atualmente, o Brasil produz cerca de 150 mil toneladas de carne de peru. Desse total, 70% são consumidos no mercado interno e 30% são exportados a cerca de 70 países. Neste ano, os dados mais recentes são 47,5 mil toneladas embarcadas por US$ 144,3 milhões.

Compartilhe esta publicação: