Granjas da Seara terão plataforma de gestão 100% digital

Alfribeiro/Gettyimages
Alfribeiro/Gettyimages

Produtores de aves, e também de suínos, poderão monitorar indicadores econômicos e socioambientais

A Seara, controlada pelo Grupo JBS, apresenta aos seus produtores integrados, até o final de julho, a plataforma SuperAgroTech, ecossistema exclusivo para gestão do negócio nas fazendas criadoras. Serão beneficiados cerca de 9.000 produtores de aves e suínos, entre eles os atuais fornecedores e futuros parceiros. A plataforma possibilitará a gestão 100% digital das granjas, com toda a toda a rotina, relatórios e documentações passando a operar na nuvem. O integrado também contará com um e-commerce exclusivo de insumos e equipamentos, canal de comunicação, condições especiais de créditos e monitoramento em tempo real das granjas. A Seara é dona de 15 marcas, entre elas as que levam o nome da empresa, mais Turma da Mônica, Big Frango, Nhô Bento, Frangosul, Pena Branca, LeBon, Marba, Massa Leve, Doriana e Delicata.

Para colocar o projeto no mercado, a empresa fechou parceria com o Google Cloud, startups de tecnologia e com instituições financeiras. “Queremos apoiar o nosso integrado com recursos para que ele tome as melhores decisões, por consequência tenha mais rentabilidade”, diz Rafael Sousa, diretor executivo de Inovação Tecnológica da Seara. “A plataforma é uma iniciativa pioneira, que garantirá atendimento personalizado e benefícios múltiplos a nossos integrados.”

LEIA TAMBÉM: O negócio bilionário baseado em agricultura regenerativa da família Scheffer

A metodologia utilizada possibilitará que os integrados usufruam de benefícios dentro do ecossistema. Serão usados os dados de desempenho no campo, o potencial de crédito no mercado de cada granjeiro e os indicadores socioambientais, como redução de consumo de água, eficiência energética e destinação de resíduos, para criar uma pontuação geral para os integrados, chamada Score Seara. Quanto melhor o score, mais facilidades de crédito estará disponível, assim como descontos em um e-commerce exclusivo por meio de um aplicativo, para adquirir itens necessários à operação das granjas como equipamentos, insumos e combustível.

“Cada centavo que o integrado economiza com recursos, se torna em ganho para ele, além de ter uma granja mais sustentável”, afirma Sousa. “Esse score poderá aumentar o acesso dos integrados a crédito porque usa uma metodologia já validada por instituições financeiras e ainda oferece uma análise de indicadores socioambientais, cada vez mais valorizados pelo mercado”.

Embrapa
Embrapa

Granjas terão um score que vai facilitar o acesso a crédito e a descontos em um e-commerce

Como parte da plataforma, um projeto piloto de sensores IoT, que usa a tecnologia “internet das coisas”, está em andamento nas granjas que atendem as unidades de Forquilhinha (SC) e Montenegro (RS). Os sensores permitirão o monitoramento em tempo real do bem-estar dos animais, com dispositivos que fornecem informações de temperatura e umidade do ambiente, qualidade do ar, peso e até comportamento. Com o sistema, que integra conectividade e inteligência artificial, será possível aumentar a produtividade, usar de maneira mais sustentável recursos, como água e energia, além de aumentar a biossegurança, ao limitar a movimentação de pessoas nas granjas. Os integrados também terão mais liberdade para acompanhar a granja à distância. A expectativa é que a tecnologia seja instalada em todas as granjas até o próximo ano.

José Antonio Ribas, diretor de excelência agropecuária da Seara, afirma que uma das grandes contribuições desse projeto é a retenção do jovem no campo, ao tornar a atividade mais tecnológica e interessante para as novas gerações. “Temos famílias que passam essa tradição para os filhos e isso significa crescimento e geração de empregos. Essa plataforma se soma às iniciativas que já temos para melhorar a qualidade de vida dos integrados, a comunicação entre empresa e parceiro e gerar cada vez mais valor para o trabalho.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).