Apresentado por       

Projeto global conecta mentores e jovens em situação de vulnerabilidade

Aliança entre multinacionais e organizações sociais busca reverter o cenário do desemprego com capacitações online .

Redação
Apresentado por       
Compartilhe esta publicação:
Sarah Mason/Getty Images
Sarah Mason/Getty Images

No ano passado, o programa contou com 1.473 voluntários das empresas e fundações parceiras, como AkzoNobel, Siegwerk, Deutsche Post DHL Group, Fundación Mapfre e TKE

Acessibilidade


Criado para desenvolver as potencialidades de jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto YouthCan! visa reverter o cenário de desemprego no Brasil por meio de capacitações online. Desde 2017, a iniciativa recebe pessoas entre 15 e 29 anos que desejam aprimorar suas habilidades para ingressar no mercado de trabalho.

No ano passado, o programa contou com 1.473 voluntários das empresas e fundações parceiras, como AkzoNobel, Siegwerk, Deutsche Post DHL Group, Fundación Mapfre e TKE. Com a pandemia, o projeto passou a ser realizado de forma virtual, com a colaboração de mentores e alunos estrangeiros.

LEIA TAMBÉM: P&G lança o projeto para reunir jovens com potencial de liderança e transformação

Atualmente, o YouthCan! impacta cerca de 6.500 jovens ao redor do mundo. A América Latina corresponde a 28,5% do total, com representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Peru, Uruguai, El Salvador, Guatemala e México. Outro continente bastante representado é o africano, com 28,9% dos participantes originários de países como Madagascar, Nigéria, Ruanda, África do Sul, Uganda e Namíbia.

Uma pesquisa feita com os jovens participantes revelou que 83% se sentiram mais positivos sobre o futuro e realizaram planos para os próximos passos de vida e 74% estão mais confiantes em suas habilidades para encontrarem um emprego. O levantamento indica, também, que 78% se sentem mais motivados a procurarem uma oportunidade no mercado de trabalho.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O projeto é realizado pela organização humanitária global Aldeais Infantis SOS, e atende jovens que já participam de algum projeto da instituição ou são acolhidos em uma das Casas Lares. Segundo Carlos Augusto Aurelio, coordenador nacional do YouthCan!, as empresas já têm buscado desenvolver iniciativas em gestão de pessoas para fomentar a equidade entre gêneros, etnias e necessidades especiais.

Como exemplo da atuação de corporações globais no universo da responsabilidade social, a AkzoNobel, empresa holandesa fabricante de tintas e revestimentos, promove o treinamento de pintores e a renovação de espaços residenciais. A empresa é parceira da ONG desde 2016.

No Brasil, cerca de 500 jovens participaram de iniciativas YouthCan! em 2020. Para Amanda Jardim, 20 anos, o programa possibilitou que ganhasse a primeira oportunidade de emprego. “Percebi que a iniciativa mudaria mais do que a minha situação financeira. Pude redescobrir a minha paixão pela arquitetura e decoração, pois vivenciar o dia a dia na fábrica e aprender a traçar meus objetivos a curto, médio e longo prazo me mostrou que tenho um futuro profissional promissor para construir.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: