Polestar Precept Concept EV alia sustentabilidade e design de luxo

Divulgação
Divulgação

O Polestar Precept Concept EV propõe o futuro dos carros de luxo de maneira sustentável

Antes do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na próxima semana, a Polestar revelou um novo conceito elétrico batizado de Precept.

Planejado como um ponto de referência visual para o futuro da marca, a novidade é, certamente, um produto bonito, mas também tem foco na sustentabilidade.

LEIA MAIS: Conheça a vinícola Chateau La Coste, em Provença, um paraíso de arte e arquitetura

Ao seguir um caminho fértil já percorrido por Jaguar, Volkswagen e Bentley com o uso de materiais regenerados e reciclados, o Polestar Precept inclui assentos de malha 3D feitos de garrafas de plástico recicladas.

Os painéis internos e a parte de trás dos assentos são feitos de compostos à base de linho, que economizam 50% em peso em relação aos materiais convencionais, além de reduzir o desperdício de plástico em 80%. As almofadas do assento e os apoios de cabeça são produzidos em vinil de cortiça reciclado e os tapetes são de redes de pesca recuperadas. A Polestar diz que esses materiais “definem um novo luxo premium que supera as convenções de couro, madeira e cromados”.

Com um sistema de informação e entretenimento Android similar ao Polestar 2, o Precept possui uma tela sensível ao toque de 15 polegadas no meio do painel. Um monitor de motorista de 12,5 polegadas fica atrás do volante em uma cabine inteligente, mas minimalista.

Um sistema de rastreamento ocular monitora o olhar do motorista para ajustar o infotainment (a mídia) e instrumentalizar a exibição, enquanto os sensores de proximidade facilitam a interação com a tela sensível ao toque durante a condução. Todos os três espelhos foram substituídos por câmeras e displays digitais, como no Honda e.

A Polestar não revelou nenhuma especificação técnica do sistema de transmissão do Precept de quatro portas, mas disse que a distância entre eixos de 3,1 metros abriga uma grande bateria. A empresa também enfatiza como o espaço para as pernas e a altura dos bancos traseiros foram prioridade no desenvolvimento do carro.

LEIA TAMBÉM: Incorporadora faz parceria com Le Creuset para imóvel em São Paulo com projeto exclusivo de cozinha compartilhada

A fabricante está de olho na direção autônoma e assistência avançada ao motorista com o Precept, que abriga um sistema Lidar na parte superior do para-brisa – uma tecnologia que a empresa descreve como “um próximo passo para aumentar a colaboração com o motorista”.

“O preceito é dar uma declaração, uma visão do que a Polestar representa e o que torna a marca relevante. O carro é uma resposta aos desafios claros que nossa sociedade e indústria enfrentam. Este não é um sonho de um futuro distante, o Polestar Precept dá uma amostra de como serão os veículos futuros e mostra como aplicaremos a inovação para minimizar nosso impacto ambiental”, diz o diretor executivo da Polestar, Thomas Ingenlath.

Ainda não há nada que garanta que o Precept realmente chegará ao mercado, mas suspeitamos que alguns aspectos de seu design possam chegar a futuros veículos elétricos da Polestar.

E TAMBÉM: Por dentro da incrível adega subterrânea de Vladimir Putin na Moldávia

“A estética do Polestar Precept está enraizada na tecnologia de ponta em vez de olhar para trás no tempo em busca de referências automotivas históricas… A combinação de materiais sustentáveis ​​e sistemas inteligentes de alta tecnologia abre um novo capítulo do design de luxo de vanguarda e mostra para onde a Polestar está indo”, diz Maximilian Missoni, chefe de design da companhia.

O Precept estará em exibição no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, que será aberto ao público de 5 a 15 de março.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).