16 paradas obrigatórias por Portugal para o pós-pandemia

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Alguns dos passeios exigem a presença de um guia turístico certificado e especializado

Honestamente, é difícil escrever com alegria sobre viagens nos dias de hoje. Mas algumas semanas atrás, eu encontrei algumas notícias intrigantes. O governo da Índia lançou um desafio para os viajantes visitarem 15 dos principais destinos do país antes do final de 2022. Se eles acertarem todos eles, o governo arcará com os gatos.

Essa iniciativa soou bem para mim e isso me fez pensar: e se algo assim acontecesse no meu país de adoção, Portugal, que é um lugar pequeno, mas extremamente denso, com diferentes culturas, cozinhas, paisagens e experiências? Como seria uma excursão pelo país, com direito a todos os lugares mais procurados, mas também aos melhores pontos secretos e os cantos mais incomuns do território continental?

VEJA TAMBÉM: Braga, no norte de Portugal, é a cidade número 1 no European Best Destinations 2021

Com isso em mente, desafiei uma das melhores operadoras turísticas em Portugal que conheço, a Sheree Mitchell da agência boutique Immersa Global, a dar-me uma lista dos 15 destinos obrigatórios para uma viagem pelo país.

Sheree sempre vai além e me deu 16 paradas. Veja, na galeria de imagens a seguir, quais são elas:

  • Fortaleza de Sagres

    No extremo sul da península de Sagres, no Algarve, este forte de três faces protegia a cidade dos invasores norte-africanos. “Além de ser uma contribuição importante para a estratégia de segurança interna histórica de Portugal, este local incomum tem vistas fantásticas de praias, falésias e do mar em um só lugar”, afirma Sheree.

    Reprodução/Forbes
  • Ponta da Piedade, Lagos

    Esta é uma das visitas à natureza preferidas de Sheree no Algarve. “Para quem fica hipnotizado pela formação e complexidade das grutas naturais, a Ponta da Piedade é imperdível”, afirma. Os visitantes podem ver as cavernas de cima antes de descer para examiná-las ao nível da água. Também há passeios de barco.

    Reprodução/Forbes
  • Palácio Nacional da Pena, Sintra

    “O exterior do palácio é a parte mais interessante. Desde a arquitetura caprichosa e cores brilhantes ao rico simbolismo embutido em cada canto. As vistas dos jardins do palácio e da floresta próxima também são deslumbrantes”, observa Sheree. Vale a pena contratar um guia certificado especializado na história e arquitetura de Sintra.

    Reprodução/Forbes
  • Sky Bar do Tivoli Avenida Liberdade, Lisboa

    Não faltam mirantes e bares nas coberturas de Lisboa, mas Sheree escolheu o Sky Bar do Hotel Tivoli Avenida Liberdade por sua “vista espetacular da parte mais nobre e histórica da cidade, que também oferece uma vista única do Rio Tejo.”

    Reprodução/Forbes
  • Biblioteca Joanina, Universidade de Coimbra

    Qualquer amante ou colecionador de livros que aprecie o design de interiores barroco ornamentado vai adorar visitar a Biblioteca Joanina e o campus universitário no centro de Portugal. A parada entre Lisboa e Porto é perfeita para uma pausa na viagem.

    Reprodução/Forbes
  • Terraço do Yeatman Bar, Vila Nova de Gaia

    “Qualquer visita ao Porto deve incluir um coquetel ao pôr do sol da esplanada de um dos hotéis mais populares de Portugal”, afirma Sheree. “Há uma vista de 180 graus do Porto e do melhor lugar da casa: do outro lado do rio em Vila Nova de Gaia.”

    Reprodução/Forbes
  • Palácio ou Casa de Mateus, Vila Real

    “Se você já sonhou em morar em uma mansão barroca do início do século 18 com jardins bem cuidados, um lago reflexivo, uma capela particular e uma vinícola em funcionamento, o Palácio de Mateus é o seu lugar.” A Casa está em uma zona isolada na saída da Vila Real, o que a torna uma excelente visita de meio dia para quem está a caminho do Vale do Douro.

    Reprodução/Forbes
  • Miradouro de São Leonardo de Galafura (Peso da Régua), Vale do Douro

    “Esta deve ser uma das vistas mais deslumbrantes de Portugal. É fácil entender o porquê do Vale do Douro ter sido declarado Patrimônio Mundial da Unesco. Do majestoso Rio Douro que serpenteia entre as montanhas aos terraços íngremes meticulosamente esculpidos que foram usados ​​para o cultivo de uvas durante séculos, esta é uma vista inesquecível.

    Reprodução/Forbes
  • Parque Arqueológico do Vale do Côa, Vale do Douro

    “Ver réplicas de arte rupestre pré-histórica em um museu é uma coisa, mas ver as verdadeiras obras à noite com um arqueólogo local em seu ambiente original é outra. Esta é uma experiência alucinante que todos deveriam fazer questão de ter quando visitam Portugal.” O acesso ao sítio arqueológico só é possível com um especialista local certificado.

    Reprodução/Forbes
  • Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga

    “Este local é conhecido por sua espetacular escada branca em forma de zigue-zague de 116 metros, que leva a uma impressionante igreja neoclássica de inspiração italiana construída no final do século 18. O grande terraço fora da igreja oferece uma vista deslumbrante de Braga.”

    Reprodução/Forbes
  • Varanda externa da G Pousada, Bragança

    Sheree, especialista em viagens gastronômicas e enológicas, cita um jantar neste restaurante como uma das suas experiências favoritas, porque “combina um restaurante digno de estrela Michelin, bons vinho e o povo de uma região muito remota (Trás-os-Montes) com as vistas deslumbrantes de um castelo e vila medievais ao pôr do sol.”

    Reprodução/Forbes
  • Colheita do vinho na Torre de Palma, Monforte, Alentejo

    Ela recomenda esta experiência sazonal para qualquer pessoa interessada em participar da colheita em uma propriedade rural de luxo no sul de Portugal. O local é bem organizado para atender às necessidades dos viajantes internacionais. “Você pode passar um fim de semana inteiro colhendo, limpando e pisando nas uvas pela manhã e relaxando à beira da piscina à tarde.”

    Reprodução/Forbes
  • Templo Romano de Évora

    Esta estrutura majestosa, que data do século 1 d.C, é impressionante e “imperdível” para quem visita Portugal. “Talvez o mais impressionante seja conhecer os detalhes dos bastidores de como este templo e a área adjacente foram usados ao longo dos séculos pelos diversos grupos que viveram aqui.”

    Reprodução/Forbes
  • Degustação privada e comentada em uma adega, Vila Nova de Gaia

    “Provar e aprender sobre o Vinho do Porto com especialistas locais nas originais adegas centenárias de Vila Nova de Gaia é uma experiência inesquecível.” Sheree recomenda a reserva de uma degustação privada em uma adega em funcionamento como a Taylor’s para quem visita as vinícolas do Porto e do Douro.

    Reprodução/Forbes
  • Mosteiro dos Jerónimos e o Jardim Imperial, Belém

    Este impressionante patrimônio mundial da Unesco é um dos melhores exemplos mundiais da arquitetura manuelina, também conhecida como gótico tardio português. “É também um lembrete visual gritante da riqueza de que Portugal desfrutou como resultado direto de suas expedições globais.” A visita não fica completa sem um passeio pelo Jardim Imperial em frente ao mosteiro e uma parada para provar os Pastéis de Belém e a torta de ovo portuguesa fresca.

    Reprodução/Forbes
  • Centro histórico, Cascais

    “Depois de um passeio pelo pitoresco centro desta vila de pescadores – que se tornou um local elegante –, você entenderá imediatamente como Cascais atrai expatriados e moradores ricos por séculos. No caminho de volta para Lisboa, faça o passeio à beira-mar ao longo da Avenida Marginal, onde você verá pequenas praias urbanas conectadas por uma série de fortes históricos.”

    Reprodução/Forbes

Fortaleza de Sagres

No extremo sul da península de Sagres, no Algarve, este forte de três faces protegia a cidade dos invasores norte-africanos. “Além de ser uma contribuição importante para a estratégia de segurança interna histórica de Portugal, este local incomum tem vistas fantásticas de praias, falésias e do mar em um só lugar”, afirma Sheree.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).