Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Hashtag usada pela atriz Luma Costa inspira e-commerce de tablewear

Hashtag usada pela atriz Luma Costa inspira e-commerce de tablewear

Após dois anos de estudo, a jovem lançou o Casa Costa, plataforma onde oferece produtos para mesa posta e conteúdos sobre o tema

Décio Galina
28/08/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Ita Mazzuti
Ita Mazzuti

A atriz e empreendedora Luma Costa percebeu o sucesso da #MesasDaLuma, estudou o mercado por dois anos e lançou o e-commerce Casa Costa em maio

A atriz e empresária Luma Costa tinha o desejo de transformar uma grande paixão em um novo negócio. Nas redes sociais, ela passou a compartilhar com seus seguidores o interesse por casa e decoração pela #MesasDaLuma – e foi exatamente esse o termômetro para disparar a criação da Casa Costa. Por dois anos, ela estudou a fundo o mercado até lançar a marca em maio último. O e-commerce (shopcasa-costa.com.br) faz uma curadoria de produtos, além de servir como plataforma de conteúdo para inspirar e disseminar informações sobre o universo de tablewear e tablescaping no Brasil.

A Casa Costa também nasce com o propósito de destacar a produção de artesãos locais, jogando luz em diferentes estéticas nacionais. A marca serve como base de vendas para pequenos e médios produtores que não possuem estrutura online. Há ainda a parceria com o Instituto Lia Esperança: uma coleção desenvolvida em prol do Instituto, composta por jogos americanos, guardanapos e porta-copos produzidos pelas costureiras do projeto da Vila Nova Esperança (contratação de mão de obra e 100% do lucro revertido para a construção de um centro de capacitação).

LEIA TAMBÉM: Marina Ruy Barbosa, de atriz à business woman: “Me reencontrei no papel de empresária”

A seguir, Luma detalha como nasceu a ideia e os primeiros resultados da marca.

Forbes: Quando começou seu apreço por uma mesa posta linda?

Luma Costa: Minha paixão por casa e decoração existe há muitos anos, mas eu vivia esse interesse de uma maneira muito particular e íntima. Encaro o ato de montar uma mesa ou decorar a minha casa como uma forma de expressão, onde posso trabalhar a minha criatividade e visão estética de uma forma agregadora. Para mim, a mesa posta é muito mais do que o prazer de enfeitar – é uma oportunidade de criar conexões e memórias.

F: Como costumavam ser as refeições na sua infância?

LC: Meu irmão e eu, desde muito cedo, sempre gostamos muito de nos reunir à mesa. A minha casa, muito influenciada pela minha mãe, era um lugar agregador e cheio de acolhimento. Me lembro dos dias de Natal que, além de serem importantes para nós, tinham sempre a presença de amigos que não tinham onde ou com quem comemorar a ocasião. O ato de dividir e de se sentar à mesa foi algo marcante durante a minha vida.

F: Como tem sido a recepção ao seu e-commerce?

LC: Fico muito feliz em dizer que a recepção do público superou todas as expectativas. O sucesso é um reflexo claro do nosso trabalho, mas, principalmente, da nossa habilidade de criar afinidade e ligação direta com o consumidor final. Somos mais do que um e-commerce onde você pode encontrar uma curadoria única de produtos para vestir a sua casa. A Casa Costa é também uma plataforma de conteúdo e conexão. Tivemos nossos carros-chefes entrando em sold-out no primeiro dia e, agora, estamos orgulhosos em ter que trabalhar para suprir uma demanda que criamos.

F: O que não pode faltar numa mesa?

LC: Não consigo apontar um item que é mais importante que os outros, pois, com criatividade, todos os elementos de uma mesa podem ter um papel de protagonismo. Também acredito na versatilidade das peças e amo usá-las para funções diferentes daquelas para as quais foram desenhadas. Acho que esse é um dos grandes diferenciais da Casa Costa – ensinamos às clientes a arte do tablescaping. Somos uma plataforma de conteúdo que traz informação, ensinando e dando dicas de como usar suas peças de diversas formas. É sobre usar o tablewear a seu favor e tornar essa atividade leve e prazerosa.

F: Por que decidiram exaltar o trabalho dos artistas brasileiros?

LC: A Casa Costa tem muito orgulho de ser uma empresa brasileira e de poder dar destaque a produtos feitos aqui. Optamos por evidenciar pequenos e médios produtores do nosso país em nossa curadoria – os mais impactados pelos efeitos devastadores da pandemia – e queremos funcionar como uma plataforma de vendas para aqueles que não possuem estrutura de vendas online. A nossa parceria vai além da comercialização dos produtos, pois queremos evidenciar as histórias inspiradoras por trás desses produtores. Criamos uma sessão chamada “Galeria dos Artistas”, que terá depoimentos que contam mais sobre a jornada e o lindo trabalho autoral desses artesãos de diversas regiões do Brasil.

F: Poderia citar uma dessas artesãs?

LC: A primeira artesã a inaugurar a nossa galeria é a Bebel Schmidt, uma artista carioca especializada em estampas e ilustrações. Desenvolvemos uma coleção chamada Greenery, inspirada na vegetação da Serra do Rio de Janeiro. O resultado são peças que expressam a nossa identidade e os nossos valores – taças pintadas à mão com design único e sofisticado. As peças se esgotaram horas após o lançamento.

F: Existe a possibilidade de parceria com a marca de Marina Ruy Barbosa?

LC: Mesmo com apenas um pouco mais de um mês de vida, já tivemos propostas de parceria de grandes players do mercado. Ficamos muito honrados. Colaborar faz parte da economia do futuro e conversa com o DNA da nossa empresa. Espero que, em breve, possamos trazer parcerias para o setor e para o cliente final. Mas deixo claro: uma colab com a Ginger seria muito bem-vinda!

Reportagem publicada na edição 88, lançada em junho de 2021.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Décio Galina
  • ForbesLife
  • Luma Costa

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • gado monitorado por IA
    Forbes Agro

    Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

Últimas Notícias

  • ibovespa

    Ibovespa Cai, Após Quebrar Recorde na Terça; Dólar Avança

  • O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é retratado em seu prédio no Rio de Janeiro

    Petrobras Não Deve Reduzir Investimentos no Próximo Plano, Diz Diretora

  • Divulgação/CVC

    CVC Deve Desacelerar Abertura de Lojas em 2025, Mas Seguirá Acima da Média

  • Carros elétricos I-Pace, da Jaguar, em centro da Waymo nos EUA

    Waymo Faz Recall de 1.200 Carros Autônomos nos EUA após Colisões

  • Copa do Mundo Feminina no Brasil reunirá 32 seleções de todo o planeta fifa

    Fifa Pretende Obter Receita de US$ 1 Bilhão com Copa do Mundo Feminina no Brasil

  • Cortes de empregos ao longo dos próximos dois anos na Burberry afetarão principalmente cargos administrativos

    Ações da Burberry Disparam 18% após Anúncio de Corte de 1.700 Empregos

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.